domingo, outubro 29, 2006

Orxestra Pitagórica - Belle Pita Hotel

sábado, outubro 28, 2006

Eh pah cum catano, vai buscar!



Tendo em conta a quantidade de glórias benfiquista que por aqui passam.. este post era inevitável!!! :)

sexta-feira, outubro 27, 2006

Muita água...















http://raim.blogspot.com

quinta-feira, outubro 26, 2006

Mais uma Glória

O Isca

quarta-feira, outubro 25, 2006

Pólo Aquático




Estão abertas as inscrições para a equipa de pólo aquático da ESAC. Agora a sério, isto era o panorama ao redor do meu gabinete hoje de manhã... digam lá que não gostavam de trabalhar num lugar assim. O único problema foi que me esqueci das galochas :)

segunda-feira, outubro 23, 2006

Mudança

Anúncio:

Vou mudar de post de trabalho. Chegou a hora da mudança. Aliás, por ter chegado a mudança é que é hora de mudar. De algum modo, certo ou errado, as condições económicas do país determinam que já não há espaço para uma máquina do estado tão pesada. Vai daí que começam os cortes. A torto e a direito. E, como sempre começam pelos mais fáceis de cortar, não necessariamente pelos menos úteis (atenção que não acho que as coisas estejam bem como estão - acho é que deviam parar os tachinhos para os filhos e amigos enquanto cortam, a bem da moralidade). Assim, os senhores que mandam mandaram apertar com a malta dos recibos verdes. Fartei-me dos apertos e da indústria privada veio a tão desejada proposta: maior estabilidade, melhores condições, carreira (sim porque no estado não há carreira, só carreiras de autocarro) e ... mais trabalho! Despeço-me de um óptimo ambiente de trabalho, grandes colegas e de um local simpático onde aprendi muita coisa. Arranco rumo ao desconhecido mas espero que seja bom!
Os senhores que mandam é bom que tenham algum juízo senão um destes dias alguém se vai fartar e começar a fazer cortes nos senhores que mandam... e não estou a falar de cortes de papel!!

Diálogos do trabalho em Portugal


O abrupto do Pacheco Pereira tem os "Retratos do trabalho" um pouco por todo o lado.
Pois nós aqui vamos ter os Diálogos de trabalho em Portugal!

Quase todo o pessoal que aqui trabalha é daqui do Grijó, e o meu colega virou-se para o encarregado e disse:

"Sabe, essa malta toda que vem para o Grijó trabalhar, chega cá com uma mão à frente e outra atrás...
Depois tiram a mão de trás, e começam logo a ganhar dinheiro!"


domingo, outubro 22, 2006

Saudades

Pois é, as saudades bateram e fui assistir a um torneio de boxe hoje à tarde. Não resisti! Vi uns combates interessantes e reencontrei a malta que andou na mesma vida que eu ha dez anos atras. Uns tornaram-se profissionais, outros abandonaram pelas mais variadas razões e há aqueles que enverdaram pela vida da noite em busca de umas massas valentes. Deu para sentir aquela adrenalina de novo, e ja estava com coisas na cabeça tipo "se ali estivesse é que ia ser lindo"... Ainda penso muito naqueles movimentos, na rapidez dos golpes, na técnica, na estratégia, na agressividade controlada e no prazer inarrável de controlar um adversário. Razão teve o treinador da selecção quando me viu, "estás velho e escavacado". Bom, ele estava a brincar, mas aquilo já não é para mim, já foi, foi bom, intenso, foi gratificante e em tempo certo. Mas lembrei-me e revivi, em parte, aquilo que é gozo de vencer!! No desporto como na vida...

sábado, outubro 21, 2006

Próxima obra

"Requalificação do estebelecimento prisional de Paços de Ferreira"

Tudo que seja em ferro incluindo as grades, portas, guarda corpos e gradeamentos é comigo. Vou incluir no orçamento serras, martelos de geólogo como o do Tim Robins dos "Condenados de Shawshank" e colheres num aço bem resistente. Vou dar uma esperança de liberdade àquela malta toda...

Onde andam as Glórias?

Brise, Catarse, Maf, Ame, Terere, onde andam voçês?

quinta-feira, outubro 19, 2006

Jonathan Swift
















Hoje é o aniversário da morte do escritor irlandês autor das Viagens de Gulliver.
Faleceu em 1745.
É um livro de aventuras fabuloso!

quarta-feira, outubro 18, 2006

Vai uma cerveja?

Os 4 de ontem, mais os outros 3, merecem uma cerveja adequada. Uma Dragonhead Stout.



(via A Origem das Espécies)

terça-feira, outubro 17, 2006

O problema do Rivoli

Com cerca de 44 horas passadas e quase dois dias completos de clausura, aquela maltinha que está dentro do Rivoli continua sem comer. Fantástico!
Decretaram a forma de luta para o Dia Mundial da Alimentação e mostram-se activistas daquele que é o mais recente problema deste país.
A obesidade!

As Glórias, por Bordallo Pinheiro

O Ossos

segunda-feira, outubro 16, 2006

Sistema Nacional de Saúde

As Glórias, segundo Bordallo Pinheiro

É burguês, mas é de esquerda, tem cara de judeu, mas é generoso, perece fumar um charuto, mas é um apito.
Parece que é mas nao é. Afinal, que glória é esta?

domingo, outubro 15, 2006

Curandeiro de Viseu - fenómeno inexplicável

Poix é caros amigos quando tiverem problemas de úrsulas e hepatitazas é so virem até Biseu!!!

A febre da velocidade (II)

Neste caso a velocidade é outra. Do que aqui falo não tem nada a ver com a velocidade do som, ou com quebras de recordes de velocidade. Falo da "rave", não das festas de alto speed toda a noite alimentadas a comprimidos, mas da Rede Ferroviária de Alta Velocidade (www.rave.pt) alimentada a Euros, ou melhor, os nossos Euros.

Apetece perguntar, será um recorde de gasto de Euros? Será que vai dar lucro? O que nos dizem os estudos?
Este mega "Projecto Português de Alta Velocidade" teve formalmente início em Novembro de 2003, numa cimeira da Figueira da Foz, onde se fixou o interesse nas ligações fronteiriças Porto-Vigo, Lisboa-Madrid, Aveiro-Salamanca e Faro-Huelva.

Depois de avaliações preliminares, e numa cimeira desta vez realizada em Évora em Novembro de 2005, determinou-se o interesse em avançar para a ligação entre Lisboa e Madrid e o interesse também em fazer uma licação de alta velocidade entre Lisboa e Porto. Quanto às outras ligações transfronteiriças, decretou-se nesta cimeira, e à boa maneira portuguesa, que ficariam em águas de bacalhau. Depois logo se vê.
Mas vamos por partes.
A ligação entre Lisboa e Madrid pretende-se que demore 2h45min e servirá passageiros e mercadorias. A futura ligação de alta velocidade entre Lisboa e Porto terá apenas serviço de passageiros e com paragens intermédias na Ota, Leiria, Coimbra e Aveiro. O mais curioso é que se quer um serviço rápido, com o interesse em fazer a ligação em 1h15min e simultaneamente parar em todas as tascas. Não sei como vai ser, mas depois logo se vê, como diz o ceguinho.

Mas afinal quanto esta história vai custar?
Aqui ainda mais ceguinhos ficamos. No site da Rave fala dos impactos económicos da construção da Rede de Alta Velocidade. Quanto ao investimento que será, ou já esta a ser feito, fala-se em 5000 milhões de Euros, que serão gastos de forma faseada. Este valor que nos dizem ser 0.6% do Pib, atingirá o seu pico em 2009 e será o valor a ser gasto na construção da rede de alta velocidade que terá de terminar em 2015. Pelo menos é o que diz, não o ceguinho, mas a previsão de gastos.

É muito dinheiro, como teria de ser obrigatoriamente numa obra deste calibre, mas quando se fala em investimento temos de saber como funciona o impacto económico da exploração da Rede de Alta Velocidade. Segundo os estudos revelados baseados em estudos demográficos e em projecções de mercado, aplicaram uma taxa de crescimento de 2% de utentes ao ano. Transportando isso para o Pib e fazendo umas contas maradas, falam-nos num acréscimo anual de 0.18%.

Então vamos a contas. Falemos em números. Ora, para a construção eram 5000 milhões que serão gastos até 2015. Nesse ano, estaremos mais pobres com o custo desse investimento e se a recuperação que nos falam de 0.18% se verificar, o retorno será atingido em 2018. Boa! Aplicando a mesma taxa pelos anos seguintes teremos em 2035 um lucro de 25 mil milhões de Euros. Nada mau, esta história do comboio de alta velocidade até parece uma galinha dos ovos de ouro.

Mas agora vamos ver outra coisa. Vamos a suposições baseadas em factos históricos. As derrapagens. Pois bem, quando se fala em obras públicas ou mega investimentos, os preços multiplicam por sete! Na Expo 98, previa-se um investimento de já não sei quanto, custou quase sete vezes mais. Euro 2004, previa-se um gasto de 120 mil milhões de Euros, gastou-se sete vezes o previsto. Onde está o retorno? No Túnel de Lisboa, por cada milhão de custo inicial, gastam-se sete. Até a nossa Ponte Europa, ou rainha santa, custou mais sete vezes. Sete, sete e mais sete, somos o país do sete.

Voltando aos comboios, se cumprirmos na nossa tradição de "heptagastadores" vamos obter um retorno só no ano de 2040! Isto provavelmente irá coincidir com a falência da segurança social e temos ainda com outro peso nas costas, a construção do Aeroporto da Ota...

Fazer comboio de alta velocidade para quê?
Porque sim!

Nova contribuição

O nome já esta na lista dos nossos colaboradores e esperamos todos por uma boa estreia e uma contribuição activa.
Podia ter sido MFA, em vez de MAF.
Daria um cunho muito mais esquerdista e de sentido de cidadania independentista ao blog.
Qualquer coisa do género, "a mim ninguem me pára porque avanço sozinha nisto".
Mas sê bem vinda MAF, avança com força, diverte-te e diverte a malta por aqui!

O melhor software web

Depois de comentar este post, achei que poderia ser interessante fazer um post sobre as ferramentas web que mais aprecio:

1) google.com: por razões óbvias; recentemente alguém disse que o google era o HAL do filme 2001, um computador ao qual se podiam fazer perguntas e obter respostas

2) gmail.com: simplificou o email, especialmente pesquisar os emails antigos

3) del.icio.us: guardo links e muitas vezes prefiro começar por aqui as pesquisas do que começar no google

4) bloglines.com: para acompanhar sem esforço quase 100 blogs

5) flickr.com: para organizar, guardar e publicar fotografias

6) groups.google.com: para acompanhar muitos newsgroups sem gastar muito tempo

E quase a entrar para a lista o docs.google.com para escrever documentos em grupo. É muita coisa google, o que também me começa a incomodar um bocado.

Será que me esqueci de alguma coisa importante?

Em Itália - Deputados consomem droga

Dezasseis deputados italianos acusaram positivo num teste ao consumo de cocaína e canábis. Sem o saberem, 50 deputados italianos forma sujeitos a uma análise anti-droga. Uma equipa de reportagem de uma programa satírico, apresentou-se no parlamento para entrevistar políticos sobre o orçamento de estado de 2007. Enquanto maquilhavam os deputados, foram recolhidas amostras da sua transpiração que mais tarde foram analisadas. Doze registaram vestígios de canábis, quatro de cocaína. Os nomes dos deputados nao foram revelados, mas a notícia abalou o país.
Eu nem imagino como seria se se fizesse algo semelhante no nosso parlamento e o escândalo que seria. Até consigo imaginar de que ala do parlamento viriam os resultados positivos... Será que o regime de rotatividade dos deputados do Bloco de Esquerda é feito para não acusarem nada em possíveis rastreios? Será uma estratégia anti-controle semalhante às equipas de ciclismo?

Febre da velocidade

Chuck Yeager levou este avião experimental, o Bell X1, a quebrar a barreira do som a 14 de Outubro de 1947. Foi o primeiro voo supersónico.

50 anos e um dia depois, a 15 de Outubro de 1997, Andy Green pilotou este Trust Ssc até uma velocidade de 1227.99 km/h, quebrando pela primeira vez a velocidade do som num veículo terrestre.

Psiu?? Onde andam as Glórias?

Acho que estou sozinho nesta aventura...

Turning Torso





















Este edifício de apartamentos fica na cidade de Malmo na Suécia. Tem cerca de 190 metros de altura e o seu desenho foi inspirado numa escultura feminina. O "Turning Torso" foi concluido em Agosto do ano passado e é da autoria do Calatrava.

sábado, outubro 14, 2006

Onde andam as Glórias? (II)

Onde andam as Glórias?

Ainda bem que a malta está a participar.... :)

Picasso

Quadro do Picasso, que tinha um nome verdadeiramente assustador:

Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria de los Remedios Cipriano de la Santissima Trinidad Ruiz y Picasso.

O Francisco de Paula lembra-me um colaborador convidado que nunca mais dá um ar da sua graça...

O Nepumoceno, lembra-me um livro chamado "O Testamento do senhor Nepumoceno" da autoria de Germano de Almeida (escritor cabo-verdiano) e que foi adaptado para o cinema numa co-produção luso-brasileira- caboverdiana.

Ao ler Maria de los Remédios vem-me à ideia a escadaria da Nossa Senhora dos Remédios em Lamego.

Cipriano também dá nome a um livro. "O espólio do Sr. Cipriano" que julgava ser do Júlio Diniz e não é, imaginei ser do Aquilino Ribeiro e não foi ele que o escreveu...

Não consigo descobrir quem foi, alguém sabe ??

[ Nem sei porque pergunto....Afff :) ]

Gato Fedorento

sexta-feira, outubro 13, 2006

Nobel da Paz para Mohamed Yunus e Grameen Bank

Muhammad Yunus (na foto), do Bangladesh, e o Banco Grameen, que fundou, foram hoje distinguidos com o Prémio Nobel da Paz pelo trabalho no desenvolvimento de oportunidades económicas e sociais entre os mais pobres.
O economista e o seu banco, que partilharão o prémio, no valor de 10 milhões de coroas suecas (cerca de um milhão de euros), foram distinguidos pelos esforços na ajuda ao desenvolvimento económico e social no Bangladesh, através de programas inovadores, como o microcrédito.
«Todo e cada indivíduo no mundo tem o potencial e o direito de viver uma vida decente. Em várias culturas e civilizações, Yunus e o Banco Grameen têm demonstrado que mesmo os mais pobres dos pobres podem trabalhar para o seu desenvolvimento», afirmou a Comissão Nobel, ao justificar a decisão.

terça-feira, outubro 10, 2006

Orson Welles

E na data em que nasceu o pior realizador de sempre, faleceu aquele que realizou e protagonizou o filme considerado número um na história do cinema. O "Citizen Kane" de título original, "Mundo a seus pés" na tradução portuguesa, ou ainda "Cidadão Kane" para os nossos queridos e adorados amigos brasileiros. Três titulos ou três formas de falar em genialidade e inovação cinematográfica. Foi neste filme que pela primeira vez se usaram os tão famigerados Pongè e Contre-Pongè onde Orson Welles retratava a ascenção e magnificência do personagem, ou, ao invés, a sua queda e declínio.
Deixou-nos em 1985.
Foi um grande homem, um genial criador.

Quem é?

Se fosse vivo faria hoje 82 anos. Foi o primeiro cineasta a fazer filmes cómicos, mesmo sem ele próprio o saber. Descurava os pormenores e ficou conhecido pelos seus erros técnicos, pela falta de sofisticação dos seu efeitos especiais, pela falta de critério na escolha dos elencos e até pelos diálogos desenquadrados do argumento. Ou pelo menos quando tinha argumento...
Celebrizou-se por ser mau, por ser o pior.

Quem foi?

Canal do Panamá

Foi a 10 de Outubro de 1913 que se inaugurou o Canal do Panamá, que demorou nada mais nada menos que 23 anos a ser construído. A sua construção nao foi isenta de problemas técnicos, nao só pela dimensão colossal de um projecto deste género, mas pelo alastrar de doenças tropicais com a febre amarela e a malária o que levou os franceses a abandonar a direcção da obra. Os Norte Americanos pegaram na obra tal como estava.

O primeiro sucesso dos Estados Unidos foi eliminar a febre amarela, que matou tantos trabalhadores. Baseado nos trabalhos do médico cubano Juan Carlos Finlay, Walter Reed havia descoberto em Cuba, durante a Guerra Hispano Americana, que a doença era transmitida por mosquitos. Vinte mil trabalhadores franceses haviam morrido da doença; no entanto, as novas medidas sanitárias introduzidas pelo Dr.William Gorgas eliminaram a febre amarela em 1905 e melhoraram as condições de higiene e trabalho.

O primeiro engenheiro-chefe do projecto foi John Findlay Wallace. Atrapalhado pelas doenças e pela escassa organização, seu trabalho não foi bom, e ele acabou por se demitir após 1 ano. O segundo engenheiro-chefe, John Stevens, construiu a maior parte da infraestrutura necessária para a construção do canal, incluindo a construção de casas para os trabalhadores, a reconstrução da ferrovia do Panamá para acomodar o transporte de carga pesado e o projecto de um método eficiente de remoção dos restos da escavação por linhas férreas. Ele demitiu-se em 1907. O coronel George Washington Goethals foi o último engenheiro-chefe, e sua direcção do projecto foi muito apreciada. O trabalho ainda era difícil, mas diversos progressos foram feitos.

De Lesseps insistira em um canal a nível do mar, mas os engenheiros franceses jamais encontraram uma solução para o problema causado pelo rio Chagres, que atravessava a linha do canal diversas vezes. O Chagres era passível de diversas cheias durante a estação das chuvas, e um canal a nível do mar implicaria a drenagem total do rio. O plano do canal a eclusas finalmente escolhido por Stevens e construído por Goethals controlou o Chagres através de um imenso aterro, formando uma barragem, em Gatún. O lago artificial resultante não somente fornecia a água e a energia hidroelétrica para operar as eclusas, como também constituía uma "ponte de água" que cobria um terço da distância através do istmo. Sob a liderança de Goethals, o trabalho de engenharia no canal foi dividido na construção de represas, eclusas e lagos em ambos os lados, e o grande trabalho de escavação através da falha continental em Culebra, hoje conhecida como Falha de Gaillard. Mesmo com a mudança do plano inicial de um canal ao nível do mar para um canal a eclusas, o volume final escavado foi de quase quatro vezes o valor estimado inicialmente por Lesseps...
O Canal do Panamá é um canal de 82 km que corta o istmo do Panamá, ligando assim o Atlântico e o Pacífico.Sua localização no Oceano Atlântico é 9° 18'40.47" N 79° 55' 07.25 O e no Oceano Pacífico 8° 55' 36.05" N 79° 33' 08.69 O. Devido à forma em S do Panamá, o Atlântico situa-se a oeste do canal e o Pacífico a este, invertendo a orientação usual.
O canal tem dois grupos de eclusas no lado do Pacífico e um no do Atlântico. No lado Atlântico, as portas maciças de aço das eclusas triplas de Gatún têm 21 m de altura e pesam 745 toneladas cada uma, mas são tão bem contrabalançadas que um motor de 40 Cv é suficiente para as abrir e fechar. O lago Gatún, que fica a 26 metros acima do nível do mar, é alimentado pelo rio Chagres, onde foi construída uma barragem para a formação do lago. Do lago Gatún, o canal passa pela falha de Gaillard e desce em direcção ao Pacífico, primeiramente através de um conjunto de eclusas em Pedro Miguel, no lago Miraflores, a 16,5 m acima do nível do mar, e depois através de um conjunto duplo de eclusas em Miraflores. Todas as eclusas do canal são duplas, de modo que os barcos possam passar nas duas direções. Os navios são dirigidos ao interior das eclusas por pequenos aparelhos ferroviários. O lado do Pacífico é 24 cm mais alto do que o lado do Atântico, e tem marés muito mais altas.

O Canal é uma das maravinhas do mundo contemporâneo e representa a maior fonte de rendimento para o governo do Panamá. Será alargado e requalificado brevemente...

terça-feira, outubro 03, 2006

E porque hoje é "quinta"

O descanso só virá amanhã e vai ser um belo fim-de-semana :)
Venha ele! O fim-de-semana e o gato também....

segunda-feira, outubro 02, 2006

Estou sentado numa sala

Olá, espero que estejam todos bem de saúdinha depois deste díficil fim de semana. Como há já muito tempo que não bosto nada e a inspiração escasseia decidi, num raro momento de iluminação, mandar alguns bitaites sobre a música que ando a ouvir. E isto com dois objectivos. O primeiro, e de maior importância, será coçar-me o ego (se não leram o post do toni sobre este tipo de actividades, leiam), e o segundo será iluminar o povo (como bom esquerdista que sou). E pronto, depois deste breve intróito, passemos ao importante. A peça de música que me traz hoje aqui chama-se "I am sitting in a room", de um tal Alvin Lucier. A "letra" desta música é:
"I am sitting in a room, different from the one you are in now. I am recording the sound of my speaking voice and I am going to play it back into the room again and again, until the ressonant frequencies of the room reinforce themselves, so that any semblance of my speech, with perhaps the exception of rhythm, is destroyed. What you will hear then are the natural resonant frequencies of the room, articulated by speech. I regard this activity not so much as a demonstration of a physical fact, but more as a way to smooth out any irregularities my speech might have."
E isto, para além de ser a letra, é uma descrição factual da música. Passo então a explicar. O senhor gravou-se a ler isto e depois passou a gravação para as paredes da sala, gravando o resultado. Esta ultima gravação foi de novo dada a escutar as paredes da sala... e assim por diante. Durantes o primeiros 15 minutos ainda se consegue distinguir o texto, a partir daí só mesmo ressonância. De forma resumida, o que o tipo consegue é transformar espaço em música. Brutal. Recomendo a audição a quem tenha 45 minutos livres. Vão ver que talvez valha pena.

Aviso importante: a gerência não se responsabiliza por potenciais efeitos adversos que a escuta da música referida possa causar sobre a saúde mental dos leitores. Mais posts sobre assuntos similares seguirão.

Lembrei-me agora doutra razão para estes posts. Eu nem sempre ouço isto com os "headphones". Já imaginam, por isso, o que a outra pessoa que mora cá em casa às vezes tem que gramar :)