quinta-feira, maio 31, 2007

Jerónimo de Sousa na Grande Entrevista

Já não sou quem era
Meus sonhos não são iguais
Já não sou quem era

A hora é sincera


Já não fico à espera
Já não fico à espera mais

Já não fico à espera

De ver acender
Essa luz que me quer ofuscar

Já vejo com os meus olhos
Já vejo sem me deslumbrar
Já vejo as limitações
Perdi as ilusões
Conheço as limitações

Já não sou quem era...

[Humanos, de António Variações]


É pena...


Curioso...

"Os fumadores não conseguem deixar o vício por falta de dinheiro para medicamentos"

Ver notícia...

EUA: preso um dos maiores spammers do mundo


Um homem descrito como um dos mais prolíficos «spammers» do mundo foi preso na quarta-feira e as autoridades dos EUA afirmaram que os utilizadores de computador já verificam diminuição de e-mails indesejados.

Robert Alan Soloway, de 27 anos, é acusado de organizar redes de computadores «zombies» que enviavam milhões de e-mails indesejados que recebem a designação universal de «spam», em regra contendo publicidade, mas podendo também conter vírus e programas espiões.

«Trata-se de um dos dez spammers de topo a nível mundial», disse à AP Tim Cranton, um jurista da Microsoft que é director sénior dos programas de segurança na Internet. «É um problema enorme para os nossos clientes. Hoje é um grande dia».

Um grande júri federal aceitou 35 acusações contra Soloway nomeadamente de fraude postal, fraude telefónica, fraude de e-mail, roubo agravado de identidade e lavagem de dinheiro.

Soloway declarou-se não culpado na tarde de quarta-feira e o juiz determinou o congelamento de quatro contas bancárias do arguido, considerando, no entanto, que ele tem condições para pagar a um advogado de defesa.

O alegado «spammer» vivia num apartamento luxuoso e conduzia um dispendioso Mercedes descapotável, disse a procuradora Kathryn Warma.

Os acusadores públicos procuram confiscar 773 mil dólares (cerca de 575 mil euros) que afirmam que Soloway obteve com o seu negócio, Newport Internet Marketing Corporation.

A acusação afirma que Soloway utilizou computadores infectados com códigos maliciosos para enviar milhões de e-mails indesejados desde 2003.

Esses computadores são chamados «zombies» porque os seus proprietários não fazem a mínima ideia de que as suas máquinas se encontram infectadas.

Soloway continuou as suas actividades mesmo depois de a Microsoft ter ganho uma acção cível contra ele no valor de sete milhões de dólares (5,2 milhões de euros), em 2005 e de um pequeno fornecedor de serviços na Internet de Oklahoma ter ganho uma acção contra ele no valor de dez milhões de dólares (7,44 milhões de euros).

O «modus operandi» de Soloway era o de enviar e-mails indesejados e se o receptor clicasse num «link», era redireccionado para o «website"» do «spammer».

A partir daí, Soloway conseguia enviar cerca de 20 milhões de e-mails publicitários em 15 dias, cobrando 495 dólares (368 euros) ao anunciante.

Origem

Percebem agora porque há SPAM?

Convite


Caros Amigos,

A pedido do cómico Mário Lino - entertainer de almoços e de convívios de autarcas do Oeste - estou a organizar, para um dos próximos sábados, um passeio ao Oásis Alcochete.

A concentração está prevista para a porta do Ministério das Obras Públicas - à Sé - de onde partirá a caravana de jipes 4X4 que atravessará a Ponte Vasco da Gama com destino ao Deserto a Sul do Tejo.

A primeira paragem será na Área de Serviço da Margem Sul, onde os nossos experientes motoristas necessitam baixar a pressão dos pneus, necessária à circulação nas dunas.

O trajecto até ao Oásis, onde serão servidos carapaus assados e enguias do Tejo, poderá ser feito, por escolha e conveniência dos participantes, quer continuando na caravana de jipes ou em dromedário (uma só bossa), o que torna a aventura muito mais excitante, pois tirando os beduínos tratadores e a areia, os participantes não encontrarão: "pessoas, escolas, hospitais, hotéis, indústria ou comércio"!

Reunidos os participantes será servido o almoço, em tendas, com pratos tradicionais do Oásis Alcochete. À tarde, a seguir ao pôr-do-sol no deserto - espectáculo sempre deslumbrante - será servido um chá de menta, após o que, a caravana regressa nos jipes, com paragem na área de Serviço da Ponte Vasco da Gama, para reposição da pressão dos pneus.

ALERTA: O tempo urge. Segundo as sábias e oportunas declarações do Dr. Almeida Santos, M. I. Presidente do PS as pontes são alvos dos terroristas pois podem ser dinamitadas a qualquer momento, pelo que não se devem construir novas devemos aproveitar as que temos, enquanto estão de pé.

Conto convosco para esta inesquecível aventura ao Deserto a Sul do Tejo!

MUITA ATENÇÃO: A cada participante será exigida uma declaração por escrito onde se comprometem, durante toda a aventura, a não referir qualquer das seguintes palavras: diploma, curso, Independente, engenheiro, fax e inglês técnico.

O vosso
Ácido Prússico

(texto copiado do site portugaldiario)

quarta-feira, maio 30, 2007

Vale a pena correr à chuva?

"Na época das chuvas não pensamos muito: andamos protegidos e procuramos manter-nos em locais abrigados. Mas, chegados os aguaceiros ocasionais, hesitamos sempre antes de nos meter à chuva. Corremos? Vale a pena correr? Ou será melhor ir devagar, para não cortar a chuva e para não nos molharmos à frente e dos lados?

Curiosamente, físicos e matemáticos ocuparam-se já deste problema, que é menos trivial do que parece. Para fazer as contas, é necessário assumir alguns pressupostos simplificadores, tais como admitir que a chuva cai na vertical e que o nosso corpo funciona como um sólido rígido. Se tivermos de andar à chuva um tempo x fixo, quanto mais devagar formos, melhor. Parados é mesmo o ideal: apanhamos a mesma chuva no toutiço, mas não nos molhamos dos lados. Só que isso não é muito realista, pois habitualmente queremos ir de A para B e não estar um tempo fixo à chuva. O problema então é saber qual a maneira de menos nos molharmos no percurso. Feitas as contas, verifica-se que a quantidade de água que nos cai em cima é directamente proporcional ao tempo que estamos à chuva, pelo que, para poupar o penteado, o melhor é correr como um atleta. Mas a chuva que cortamos com o corpo depende da velocidade a que nos movemos. Quanto mais depressa formos maior o ritmo a que a chuva nos molha pela frente. Mas também menos tempo estamos a ser molhados...

Feitas as contas, e há quem as tenha feito e publicado, a matemática diz-nos que é indiferente. É muito curioso. Ao fazermos um determinado percurso, cortamos sempre a mesma quantidade de água e ficamos sempre igualmente molhados no corpo. O problema está na cabeça e nos ombros. O melhor é correr...."


Texto escrito pelo Nuno Crato, que um dia conheci e que tanto admiro!

Publicado no Expresso e postado pelo próprio
neste blog.

Já agora, alguém viu a Primavera por aí?


terça-feira, maio 29, 2007

Olha o material:

...Base de Chuveiro em louça, válvula de descarga em latão cromado, ligação a rede de esgotos, válvula, corrente e píton...

Marca:
Valadares

Modelo:
ZAMBUJEIRA

segunda-feira, maio 28, 2007

Ontem comprei um livro na feira do mesmo

Um abraço a esse meu amigo!


sábado, maio 26, 2007

As Glórias e as grandes causas

Eu apareço na proa do barco roubado a apontar o melhor rumo para fugir da Guardia Civil, Sistema e Catarse seguram heroicamente a nossa faixa, pvl aos comandos do barco, o brise está à esquerda da fotografia a refilar comigo e o zé, bom o zé estava ali sem fazer nada, foi o primeiro a abandonar o barco...

Foi assim o nosso protesto contra a central nuclear em Alamaraz, na província da Extremadura espanhola. Rumámos Tejo acima até lá, rapámos frio e alimentámo-nos de sandoscas de pão integral com rebentos de soja.

Mas é assim, o activismo ambiental tem de começar em todos nós, e As Glórias estiveram lá a dar o exemplo para o mundo ver.


Em vésperas do dia da Criança

Criança palestiniana corre após explosão de míssil israelita
em área próxima à base do Hamas, em Nusseirat, na faixa de Gaza


sexta-feira, maio 25, 2007

Feitiço contra o feiticeiro



Com agradecimento... <3

quinta-feira, maio 24, 2007

Kilauea

O vulcão Kilauea, localizado no Parque Nacional de Vulcões do Havai, voltou a expelir lava no oceano Pacífico hoje.
O espetáculo surpreendeu os visitantes diários do local. O Kilauea é um dos vulcões mais activos do Havai. Em actividade permanente desde 1983. Em 1990, uma de suas erupções arrasou a população local de Kalapana. O Parque Nacional de Vulcões do Havai também abriga o vulcão Mauna Loa, o maior do mundo.


Não acordei Inzaghi...

Foda-se...

quarta-feira, maio 23, 2007

Amanhã?

Há por aí perdido um blog chamado bomba inteligente, em que a autora tem um conjunto de posts muito interessantes a dizer como acorda todos os dias. "Hoje acordei assim", hoje acordei assado, mas sempre a revelar, quanto a mim, aquilo que ela gostaria de ser. Ou pelo menos, personagens que ela própria aprecia e faz daquilo um diário bem interessante. Os meus parabéns.

Mas como aqui a malta das Glórias não está para brincadeiras, vou fazer um post, nao de como acordei, mas de como eu quero acordar amanhã!

Não quero acordar Carmona.

Quero acordar Inzaghi!

Dois golos na final da liga dos campeões é obra!

Bravo!


terça-feira, maio 22, 2007

Coragem!

Carmona anuncia amanhã se avança com a sua candidatura...


Imagens de Portugal


Não sei se já conheciam, este utilizador tem uma boa colecção de imagens.

Directamente do Afeganistão

Uma cenas filmadas por um marine inglês no afeganistão. aparentemente o gajo prendeu uma camâra ao capacete e foi jogar paintball com os amigos. vejam lá se conseguem perceber onde é que o tipo leva um tiro...

segunda-feira, maio 21, 2007

Computador de baixo custo sai em Outubro

130 euros é quanto irá custar o novo computador portátil de baixo custo que deverá chegar às mãos de crianças carenciadas no mundo inteiro já em Outubro. Nicholas Negroponte, do Massachussetts Institute of Techology (MIT) é o responsável pelo projecto e o rosto da empresa sem fins lucrativos que dá pelo nome de “Um Laptop por Criança”.

A produção inicial destes aparelhos – estimada em três milhões de unidades – deverá começar já em Setembro e a sua chegada ao mercado está prevista para o mês de Outubro. As máquinas estão já a ser testadas em algumas instituições de ensino dos países a que se destinam.

A dimensão destes «laptops» é tão reduzida que permite aos mais pequenos transportá-los facilmente, como uma pequena mala de mão. A cor e o design assemelham-nos a um «gameboy», o que facilmente atrai a atenção dos seus utilizadores-alvo.

No entanto, e numa fase inicial, a iniciativa destina-se apenas a crianças de países mais carenciados, estando previstas vendas no Uruguai, Nigéria, Etiópia, Nepal, Tailândia, Líbia, Rússia, Brasil, Argentina e Colômbia. O grupo norte-americano espera ainda encomendas provenientes dos Estados Unidos.

A máquina deverá ser emprestada por escolas públicas a alunos do ensino médio que, por sua vez, poderão levá-la para as suas casas. O funcionamento deste computador será assegurado mesmo em locais sem rede eléctrica, graças ao uso de uma espécie de manivela que fornece energia.

A ideia partiu da fundação “Um Laptop por Criança” (OLPC é a sigla em inglês) e tem por objectivo produzir em massa estes aparelhos, para distribui-los em nações em desenvolvimento. Segundo os analistas, a Intel – que já distribui computadores para países do Terceiro Mundo – será forçada a acompanhar o crescimento desta indústria, que em breve entrará em disputa com os PC`s vendidos actualmente.

Um avançado sistema de segurança anti-furto pode ser adicionado a este pequeno portátil que pesa apenas 1,5 quilos. Os computadores protegidos terão um software que não pode ser removido e cuja função é a de verificar a data e a hora do computador, determinando o seu uso por um período limitado. Em caso de roubo, a máquina sofrerá um bloqueio imediato.


Giro 2007

Imagem da sexta etapa do Giro de Itália,
entre as cidades de Tivoli e Spoleto


sábado, maio 19, 2007

Querido Diário



Umas da minhas cenas preferidas de sempre...

Vespa, Keith Jarret ao piano, maravilhoso!

Hoje à noite na Dois, imperdível.

Um português na Turma da Mónica


«António Alfacinha», a personagem portuguesa da Turma da Mónica, do brasileiro Maurício de Sousa, vai estrear-se em Julho, informou hoje uma fonte da empresa responsável pela edição da obra, citada pela Lusa.

A nova personagem, cujo sobrenome é uma alusão aos lisboetas, terá a sua primeira participação na revista do Cebolinha, da Turma da Mónica, com distribuição em todo o Brasil e também em Portugal.

António Alfacinha terá «sotaque lusitano», sendo o objectivo mostrar às crianças as diferenças entre o português dos dois lados do Atlântico, explicou o responsável pela Maurício de Sousa Produções.

O autor planeia igualmente explorar nas bandas desenhadas as confusões e desentendimentos causados pelos diferentes significados que algumas palavras têm nos dois países.

A edição a ser distribuída em Portugal terá a grafia do português do Brasil, decisão tomada com base numa sondagem feita pelo próprio autor junto de leitores portugueses.

A maioria dos entrevistados, segundo a fonte, confessou que prefere ler a banda desenhada em português «brasileiro».

A decisão de criar uma personagem portuguesa tinha sido anunciada por Maurício de Sousa, no ano passado, por ocasião do Festival de Banda Desenhada de Amadora.


[Fonte: portugaldiario]


quinta-feira, maio 17, 2007

Definição:

Antiemético broncodilatador despoletador de episódios psicóticos relaxante muscular antianorético redutor da pressão intraocular amotivacional expansor de consciência ansiolítico hipnótico alucinogénico despersonalizante fibra vegetal.

terça-feira, maio 15, 2007

Mais arte

Fotografia tirada por Spencer Tunic, desta vez na Cidade do México

Vejam mais aqui.

Photoshop ao serviço da arte

GHOST WHISPERER - Speed Painting by Nico Di Mattia


Scarlett Johansson - Speed Painting by Nico Di Mattia


LOST - John Locke - Speed Painting by Nico Di Mattia


SPIDER-MAN Speed Painting by Nico Di Mattia


Playboy evolution made by photoshop

segunda-feira, maio 14, 2007

Tulipas

Escultura de Tulipas em aço inoxidável,
exibida no museu Guggenheim de Bilbao


Cannes

Colocação da passadeira vermelha na entrada do local onde vai decorrer o festival de Cannes.
Tudo a postos para a inauguração que será esta Quarta, dia 16.


sábado, maio 12, 2007

Do You Remember The First Time - Pulp



Musiquinha que deu em post :)

Bom fim de semana a todos

sexta-feira, maio 11, 2007

Olhó Toni na televisão !



lol

Bem vindo Sistema!!

Obrigado por teres aceite o convite, espero que tenhas uma participação activa e bem divertida por aqui. E devo-te dizer que o nick foi muito bem escolhido, pois se algo correr mal nesta coisa que criei, já temos em quem colocar as culpas!
Venha daí o primeiro Post!


Falta um dia...




O menino George Michael, o tal que foi apanhado a fazer sabe Deus o quê numa casa de banho, vai actuar pela primeira vez em Portugal já amanha! O concerto será bem pertinho de minha casa no Estádio do Calhabé (assim se devia chamar) e será, em princípio, o primeiro espectáculo da digressão europeia do ex-Wham!.


A estrela da música pop começou a trilhar o seu percurso de sucesso em 1982, altura em que formou o duo Wham! com Andrew Ridgeley. A dupla conquistou êxito mundial com canções pop como "Wake me up before you go go" ou "Last Christmas". Pelo meio, George Michael arriscou lançar discos a solo -"Careless whisper", por exemplo - e os Wham! acabariam por se separar em 1986. O cantor não mais parou, a não ser numa casa de banho, e continuou a sempre a produzir, e estima-se que até hoje, George Michale já vendeu qualquer coisa como 85 milhões de discos, entre álbuns e singles.

A digressão deste ano visa assinalar os 25 anos de carreira. Em Novembro passado, o cantor lançou quatro novas canções no meio da compilação "Twenty five".

Nao duvido que seja um grande concerto, mas como ando em digressão pelo norte, desta vez vão ter que me marcar falta... Divirtam-se!

quinta-feira, maio 10, 2007

Bom dia

Ponte das Américas - Cidade do Panamá

Por mim já fazia uma ponte até Segunda...

407 km/h

Para o Isca e a pedido de muitas famílias...

Verdes anos

Não sei porquê, hoje estou assim, meio saudosista. Em conversa recente com uma psicóloga, ela disse-me que toda a gente pelo menos uma vez por mês tem carências afectivas ou questiona-se sobre se certas coisas fazem sentido, como levantar para ir trabalhar, ou dedicar tempo a causas nobres. Bom, seja lá como for, dedico este vídeo de Carlos Paredes a toda a malta académica que esta semana se anda a derreter nas Queimas. É engraçado ver o brilho nos olhos dos estudantes nesta semana. Os meus agora brilham por razões bem melhores, mas tenho saudades da vida de estudante e das farras académicas. Vida boa!

quarta-feira, maio 09, 2007

Onde está o Harry?


via raim.blogspot.com

Última hora:

Câmara de Lisboa cai às 24:00 horas

Os vereadores do PS e PSD da CML entregaram hoje as respectivas renúncias aos seus mandatos. A maior autarquia do país deixa assim de ter quórum. O presidente da CML, Carmona Rodrigues, Fontão de Carvalho, Pedro Feist, Gabriela Seara, Remédio Pires e Fernando Santana são os resistentes. A partir das 24:00, a CML fica em situação de resignação do seu Executivo, estando, assim, aberto o caminho para eleições intercalares.


Cartas fora do baralho

O avião parece até sorrir, achei uma magnífica foto.

Estas coisas fora do comum cativam-me...


Monumento

Monumento à não-violência na cidade de Malmo na Suécia.


Bomba

Bomba de gasolina bem curiosa na California.
E bem antiga também.


terça-feira, maio 08, 2007

Fachadas



"Não sou coisa nova
Para a tua moda
(...)
Tratas muito da fachada
Por dentro não tratas nada"

[Humanos - Não me consumas]





O edifício da esquerda é em Dusseldorf, o da direita em Nova Yorque.

Nacionalismo é tolice

Imagem de um graffiti

segunda-feira, maio 07, 2007

Psd em grande na Madeira

És és!

" O PSD obteve 64,2% dos votos, o segundo melhor resultado do partido no arquipélago desde 1976. Em 2004, tinha alcançado 53,6% .

O PS conseguiu 15,42%, a sua segunda pior derrota de sempre. Em 2004 tinha conseguido 27,5% "

Nota: E quem vai aturar o gajo todo inchado agora?

Boa semana

No meu trajecto casa-trabalho passo por um troço da antiga Nacional nº 1, e hoje de manhã estava cheio de peregrinos a caminho de Fátima. Esta peregrinação épica repete-se ano após ano, colocam-se muitas vezes em perigo e tornam a circulação muito delicada. A fé fala mais alto...

Ah, e ao passarem por Coimbra, vão até à ponte pedonal e repousem na plataforma central. Comam uma sandosca e apreciem a paisagem que é invulgar.

Boa semana a todos, peregrinos ou não!


domingo, maio 06, 2007

Eleições

Cerca de 230 mil madeirenses escolhem hoje os 47 deputados
para a IX legislatura (2007 - 2011) da Assembleia Legislativa.

Enquanto que em França decorre hoje a votação
para a
segunda volta das eleições presidenciais, que
escolherão o
sucessor para Jacques Chirac.
As urnas abriram às 08:00 locais.

sábado, maio 05, 2007

Calhabé Night Vision



Alentejo

No Alentejo é assim...
O tempo passa mais devagar...

[Foto de Santa Suzana, conselho de Alcácer do Sal e respondendo a um comentário anónimo]

sexta-feira, maio 04, 2007

Keith Haring

Keith Haring (1958-1990) faria anos hoje.

Açores

Nos Açores é assim... Uma Paz...
Foto tirada na Ilha do Pico

Imagens

Todas as manhãs, o mercado de Bagan na Birmânia enche-se de cores e cheiros.

Portugal tem o haxixe mais barato da Europa

Portugal é o país da União Europeia com cannabis mais barata, média de 2,3 euros por grama, longe dos 12 euros na Noruega, ou dos 5 a 10 mencionados na maioria dos Estados-membros, segundo a agência europeia das drogas.

O último relatório do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) revela que, em regra, a maioria dos países comunicou preços para a resina de cannabis entre cinco e 10 euros/grama, contra os 2,3 euros revelados por Portugal e os 12 pela Noruega.

O documento da agência europeia de informação sobre a droga e a toxicodependência, sediada em Lisboa, indica que «o preço de venda de drogas ilícitas nas ruas da Europa baixou nos últimos cinco anos e é provável que as drogas estejam agora mais baratas do que nunca, em toda a Europa».

Este estudo é o primeiro do género realizado a nível europeu.

Em toda a Europa, no período em estudo, os preços da resina de cannabis (vulgo haxixe) baixaram 19 por cento (%), o da cannabis herbácea 12%, da cocaína 22% e da heroína castanha 45%, bem como o das anfetaminas (menos 20%) e do ecstasy (menos 47%) baixaram em toda a Europa.

Todos os preços foram indexados à inflação para uma avaliação mais precisa dos valores «reais», explica o OEDT.

A agência europeia explica que «os preços das drogas podem ser influenciados por diversos factores, nomeadamente as flutuações da oferta, o grau de pureza, o tipo de produto e as quantidades transaccionadas».

O OEDT refere que os dados actuais não revelam qualquer relação directa entre a baixa dos preços das drogas e a flutuação ou tendência de aumento das apreensões de droga, no mesmo período de cinco anos, nem uma relação imediata entre o preço e os níveis globais de consumo das drogas.

Comentando estes dados, o presidente do OEDT, Marcel Reimen, sublinha que «o preço é apenas um de muitos factores que influenciam a decisão das pessoas de consumir drogas».

«Não podemos deixar de sentir preocupação por, em toda a Europa, as drogas estarem a ficar mais baratas em termos reais», disse, acentuando que, «se isto significar que as pessoas com tendência para consumir drogas as consumirão mais, o custo final do consumo de droga em termos de cuidados de saúde e de danos causados às comunidades poderá ser considerável.»

A cannabis continua a ser a droga ilícita mais consumida na União Europeia, Bulgária, Roménia e Noruega, com 65 milhões de adultos (20 por cento) que já experimentaram, seguida da cocaína, com 10 milhões, adianta o documento do OEDT.

Segundo o documento, na UE, Bulgária, Roménia e Noruega, entre a população adulta (15-64 anos) estima-se que 65 milhões (20 % da população adulta) tenham experimentado cannabis pelo menos uma vez (consumo ao longo da vida), que 22,5 milhões (7%) tenham consumido no último ano (consumo recente), 12 milhões (4%) tenham consumido no último mês (consumo actual) e três milhões (1%) a utilizem todos os dias/quase todos os dias (consumo intensivo).

A cannabis, produzida principalmente em Marrocos, mas também no Paquistão e no Afeganistão, continua a ser a droga ilícita de origem vegetal mais produzida e traficada a nível mundial (calcula-se que a produção anual em 2004 tenha sido de 7.400 toneladas), sendo também a substância que regista o maior número de apreensões a nível da UE - 1.660 toneladas em 2004.

A cannabis é referida como droga principal por cerca de 15% dos utentes que procuram tratamento por consumo de drogas na Europa e por 27% dos utentes que iniciam tratamento pela primeira vez, o que a torna a segunda droga mais referida depois da heroína.


[Fonte: Diário Digital / Lusa]


quinta-feira, maio 03, 2007

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

A liberdade de imprensa é um dos princípios pelos quais um Estado democrático assegura a liberdade de expressão aos seus cidadãos e respectivas associações, principalmente no que diz respeito a quaisquer publicações que estes possam pôr a circular. Geralmente, refere-se a material escrito mas, segundo alguns autores, o termo "imprensa" pode, por vezes, alargar-se a outros meios de comunicação social. De qualquer forma, a liberdade de imprensa corresponde a uma garantia menos geral que a "liberdade de expressão", que se aplica a todas as formas de comunicação (por exemplo, nas artes). Cada governo tem competências para legislar em relação a esta matéria de forma a classificar os assuntos que devem ser do conhecimento público ou não, de acordo com os interesses governamentais (mesmo em sociedades democráticas, existe o segredo de Estado, por exemplo). Se essa legislação condenar a maior parte dos assuntos publicados, leva-nos à censura, e de acordo com os interesses do partido maioritário, toda a imprensa pode ser manipulada.
No livro 1984 de George Orwell, temos uma caracterização excelente de uma sociedade mecanizada e burocratizada, muito opressora, em que o lápis azul da censura controlava tudo o que era publicado. Tudo era controlado desde o dia em que se publicavam as notícias e até o arquivo podia ser manipulado para bem servir os interesses do partido. Por exemplo, quando se publicava que as previsões de produção de cereais seriam de 150 toneladas, e apenas se produziam 60, havia funcionários do partido que pegavam nos artigos arquivados e os alteravam de modo à projecção inicial ser correcta e indicar um franco crescimento da economia. Era isso que fazia o personagem principal, manipulava a história, controlava os arquivos, mas acima de tudo controlava memórias.

Mas havia personagens que faziam algo de mais perturbador. A sua função era actualizar constantemente os dicionários, dispunham de todas as obras de literatura publicadas, e limitavam o léxico e ideias que se podiam supor ser contra o regime. Palavras como liberdade, revolução e revolta eram termos que deixavam de existir de forma escrita e como tal deixava de haver a ideia subsequente do seu real significado.

É um livro maravilhoso escrito logo após segunda guerra mundial, e é engraçado verificar a visão de futuro que se tinha no passado. Este livro é uma reflexão pessoal, mas para George Orwell, 1984 não seria uma data tão distante assim e imaginou um mundo em guerra, dominado por três potências. Felizmente as coisas não cresceram daquela forma e, apesar deste mundo conturbado, não é o mundo cinzento de Orwell.

quarta-feira, maio 02, 2007

Plataforma Contra a Obesidade é lançada hoje

A Plataforma Contra a Obesidade é lançada esta quarta-feira pelo Ministério da Saúde, uma medida que visa apostar na prevenção e no combate à doença. Esta é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Saúde e Educação, que tem por objectivo combater uma doença que se prevê que afecte mais de metade da população mundial em 2025, caso não sejam tomadas as devidas precauções.


terça-feira, maio 01, 2007

1º de Maio

Trabalhadores paquistaneses seguram velas durante as celebrações
do Dia do Trabalho na cidade de Karachi