Papa inicia hoje visita à Turquia
Bento XVI é convidado do Presidente Ahmet Necdet Sezer, por diligência do Patriarcado Ortodoxo de Constantinopla, de Bartolomeu I.
No aeroporto da capital turca, o Sumo Pontífice da Igreja Católica é cumprimentado pelo primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, de partida para a Cimeira da NATO, em Riga.
Seguindo para a cidade de blindado, sob escolta militar, Bento XVI vai primeiro ao Museu Ataturk prestar homenagem ao «pai» da República da Turquia (1923).
Depois, é recebido pelo Presidente Necdet Sezer, pelo vice-primeiro-ministro Abdullah Gul e pelo responsável pelos Assuntos Religiosos Ali Bardakoglu, saudando ainda o corpo diplomático na Embaixada do Vaticano.
Na quarta-feira é esperado em Esmirna, a terceira cidade do país, e Éfeso, onde celebra missa no santuário da Casa de Maria.
O resto da viagem está centrada em Istambul, a começar na quinta-feira por uma deslocação à Igreja Patriarcal de S.Jorge, seguida de uma reunião com o patriarca Bartolomeu I.
Está prevista a participação de Bento XVI numa cerimónia de rito ortodoxo durante a qual proferirá um discurso e dará testemunho do ecumenismo cristão.
À tarde, o programa compreende idas ao museu da Basílica de Santa Sofia e à catedral arménia apostólica (cristã-ortodoxa), onde saudará o patriarca Mesrop II.
Bento XVI encontra-se ao fim do dia com o metropolita siro-ortodoxo e com o Grande Rabino da Turquia, jantando com os membros da Conferência Episcopal Católica.
Finalmente, na sexta-feira, a visita papal culmina com uma missa na Catedral do Espírito Santo.
Pergunta: Estaremos perante o início de mais conflitos e manifestações, ou a chegada do papa vai amenizar tudo?
1 comentário:
Espero que amenize não é?
Tantas guerras sem propósito..Tantas lutas e dores...Tomara que papai noel aproveite e passe por lá semeando paz a todos!
_;)
Enviar um comentário