segunda-feira, setembro 29, 2008

Máquina do juizo final?

Cliquem Play.... Liguem o som...


E pensava eu que o Aquecimento Global era um problema grave…

Um artigo da BBC indica que a Terra pode enfrentar agora uma nova ameaça… Para além do Aquecimento Global, da fome provocada pela alta dos preços do alimentos, do sempre possível conflito nuclear e de um impacto de um asteróide, parece que segundo a BBC existe também uma possibilidade - remota - mas ainda assim uma possibilidade que o LHC (“Large Hadron Collider”) o Super ciclotrão que foi construído na Suíça possa criar um Buraco Negro capaz de engolir toda a Terra e até talvez o nosso Sistema Solar.

Havendo (como há) uma possibilidade teórica que este imenso acelerador de partículas forme um buraco negro, não deveria tal instrumento científico ser banido da Terra, e colocado onde não pode fazer mal, isto é, fora do próprio Sistema Solar?

A resposta é não. Segundo os craques na matéria (e anti-matéria) a resposta está na nossa Lua. Um dos seus melhores argumentos reside no estudo sobre o impacto de Raios Cósmicos de alta energia sobre a Lua que conclui pela existência de um grande número de impactos individuais de partículas com a mesma ou superior escala de energia que será gerada pelo LHC. Ora, se a Lua continua lá e se recebeu exponencialmente mais impactos destes do que o LHC poderá fazer em toda a sua vida útil, então é pouco provável que o LHC crie um buraco negro. Mas é provável!

Outro argumento defensivo daqueles que negam esta possibilidade afirma que, de acordo com aquilo que se conhece dos buracos negros, qualquer um que fosse criado na Lua por esses impactos ou na Terra, no LHC ou noutro acelerador de alta energia se evaporaria numa fracção de segundo.

Além disso, actualmente, não existem aceleradores de partículas capazes de igualar a energia com que alguns raios cósmicos colidem com a Terra.Tais energias não podem ser criadas num acelerador. Ainda. Nem mesmo no LHC.

Mas do que foi dito, devemos então deixar de recear a possibilidade de que no LHC seja criado um buraco negro que engula a Terra e o Sistema Solar? Não necessariamente… Os buracos negros são criações cósmicas elusivas e nunca foram estudadas directamente. A teoria que determina que um micro buraco negro não sobrevivesse menos do que um nanosegundo baseia-se numa teoria (evaporante) do Hawking que nunca foi observada, precisamente porque nunca se observou um buraco negro directamente. E agora?

Oficialmente, o CERN, a entidade multinacional que gere o LHC nega que exista qualquer ameaça concebível de buracos negros. Alguns cientistas do CERN acreditam que os modelos teóricos admitem que o funcionamento normal do LHC pode gerar até um micro buraco negro por segundo, mas todos evaporantes através da radiação Hawking. Ou não… Já que não sabemos com total certeza de que essa radiação existe mesmo. E se não existir… Então temos mesmo um problema.

Até agora, na experiência do passado dia 10 de Setembro, correu tudo bem...

domingo, setembro 28, 2008

Primeiro GP nocturno da história da F1

Impassível a toda a crise mundial, o campeonato de Fórmula 1 prossegue corrida após corrida num desfilar de grandeza, de esplendor e de grande desenvolvimento tecnológico que já nada tem a ver com a máxima que regula (ou regulava) a Fórmula 1. Segundo a FIA, que está para a F1 como o Pinto da Costa está para o FCP, a Fórmula 1 representa o melhor do melhor das corridas de automóveis e nela encontram-se os melhores pilotos do mundo (será?). Sim senhor até aqui tudo (mais ou menos) bem, mas segundo a Federação Internacional do Automóvel, a F1 assume-se como uma modalidade desportiva onde toda a tecnologia e engenharia aplicadas servirão como um laboratório para desenvolver a qualidade dos nossos automóveis do dia-a-dia. Certo é que os ABS, controlos de tracção, caixas de velocidades automáticas, sistemas de injecção e travões capazes de nos arrancar os olhos, tiveram procedência das corridas do Schumacher. Mas sejamos realistas, e hoje, em 2008, que laboratório é este? Todos os fabricantes procuram reduzir as capacidades dos seus modelos, reduzir consumos, tornar os carros cada vez mais "verdes" e onde estão os F1 híbridos? Porque não criar umas corridas do tipo F1 só com carros eléctricos? Ou onde está, por exemplo um controlo de emissões de CO em cada corrida de F1? Nestes últimos anos só tenho visto novos GP´s e grandes circuitos construídos do zero, e todo o campeonato funciona como uma guerra de construtores e de governos (bem abastados) que tudo fazem para terem a F1 a passar pelo seu país. Quanto terá custado o circuito do Qatar, por exemplo? Naquilo que é um laboratorio de desenvolvimento para os simples carros que todos conduzimos, nunca vi preocupações ambientais numa corrida de F1. Deviam tornar todas as pistas do campeonato de F1 em gigantescos currais de vacas e usar o metano libertado pelas matérias expelidas pelas suas via naturais, para abastecer os carritos. E que raio de preocupações ambientais podem haver ao realizar-se uma corrida nocturna? Bom, de parabéns está o Fernando Alonso que hoje deve ter contribuido mais para o Aquecimento Global, do que eu num ano inteiro, mas lá entrou na história como o sendo o piloto a ganhar a primeira corrida de nocturna, hoje mesmo, em Singapura.

sábado, setembro 27, 2008

Se nós desistirmos, eles desistem



Este vídeo causou-me choque e comoção...
Está magnífico.

quinta-feira, setembro 25, 2008

Que viva Chavez!

Não sei se isto foi ou não muito divulgado na altura em que aconteceu, mas eu, como não tenho visto telejornais, só agora tive conhecimento. Claro que a primeira coisa que me ocorreu quando vi isto foi "vamos lá botar no blog". Chega de conversa minha. Vamos ouvir quem interessa.


Para os mais apressados, a parte realmente interessante começa aos 45 segundos.

Enfim, cada vez gosto mais deste gajo...

p.s não vejam o vídeo ao pé de criancinhas, ou de almas sensíveis (sobretudo de direita:)

terça-feira, setembro 23, 2008

23-Set-1943



Desculpem qualquer coisa, mas este ex guarda-redes faz hoje anos e tenho um enigma (mais um!) para vos lançar. Existe um número com grande significado na carreira do Júlio Iglésias. O número é 2600. O que representa ele?

segunda-feira, setembro 22, 2008

Yann Tiersen - Summer 78



Música do filme
Goodbye Lenin.

Boa semana...

quinta-feira, setembro 18, 2008

Enigma

Esta foto é de um grupo musical. Quem são eles?

(Já agora, e para quem conhece as Glórias,
não vos parece familiar o segundo rosto da foto?)

quinta-feira, setembro 11, 2008

quarta-feira, setembro 10, 2008

terça-feira, setembro 09, 2008

Air Race 2008

Este ano andei por voos mais etílicos, mas ainda assim coloco uma foto do grande espectáculo que foi.

segunda-feira, setembro 08, 2008

Parabéns

Parabéns ame e pvl pelo rebento. Como já tive oportunidade de os visitar, posso informar-vos que correu tudo bem, com o rebento e com os pais.

sexta-feira, setembro 05, 2008

segunda-feira, setembro 01, 2008

Ele há tipos com sorte...

Depois do êxito da convenção democrata, os republicanos "cancelam" a sua convenção por causa de um furacão que parece que até nem vai ser nada de especial...

E agora
"Sarah Palin e o marido, Todd, anunciam, no site da candidatura republicana à Casa Branca, que a filha, Bristol, de 17 anos, está grávida de cinco meses e que tem intenção de ter o bebé e de casar com o pai da criança."

Alá parece querer dar a mão a Barack Hussein Obama...

Se puderes olhar, vê. Se puderes ver, repara.*

* José Saramago.

Olho os dias no calendário e reparo que não vão chegar para tudo o que tenho para fazer. Fazendo outra referência ao nosso laureado, já queria ser "O Homem Duplicado". Dupliquem-me! Por favor...