terça-feira, junho 05, 2007

Campanha anti-tourada abre polémica



O vídeo da campanha da Acção Animal compara a tradição das touradas ao antigo costume do apedrejamento público. Embora a campanha não esteja a ser emitida pelas televisões, a divulgação na Internet já está a gerar polémica.

“Isto são tradições antigas. Já os nossos avós o faziam. Faz parte da nossa herança cultural, dos nossos costumes”. É com esta frase, acompanhada de imagens de um apedrejamento público, que começa o filme da campanha anti-tourada da Acção Animal. Produzido e realizado pela agência BBDO, o vídeo não está a ser emitido pelas estações de televisão mas a divulgação na Internet já está a gerar polémica.
Propositadamente chocante, o vídeo foi feito com o intuito de “agitar consciências” e “abrir um debate que ainda não houve em Portugal”, explicou ao Expresso a associação de defesa dos animais.

Erros de interpretação

Embora o apedrejamento do vídeo seja a uma mulher, a Acção Animal garante que nunca esteve em causa comparar os direitos das mulheres aos direitos dos animais. As dúvidas sobre a interpretação da campanha foram colocadas por vários internautas nos blogues "Arrastão" e "Portofolio – A Pasta de Portugal". Hugo Evangelista, responsável pela associação, esclarece: “O objectivo é única e exclusivamente mostrar que já existiram outras tradições socialmente instaladas que, com o tempo, se percebeu que eram eticamente erradas”.
A Acção Animal afirma ainda que o intuito da campanha também não passa pela já antiga polémica dos touros de morte. O que está em causa, diz a associação, é “o sofrimento de animais para entretenimento público”.

Obstáculos na divulgação

A divulgação da campanha tem tido “vários obstáculos”, desde a passagem do vídeo na televisão, à presença em revistas e jornais. De acordo com a Acção Animal, as estações de televisão estão a cobrar os valores de uma campanha institucional, ao contrário do que tinha acontecido no anterior vídeo sobre o uso de peles de animais, que passou gratuitamente. Embora ambas as campanhas tenham sido construídas com os “mesmos parâmetros”, a Acção Animal encontra uma única explicação para esta atitude: “As touradas são um tema mais polémico e com lóbis muito maiores por trás”.
Das três estações de televisão, a RTP foi a única a passar a campanha, no dia 1 de Maio, em 'prime time'. No entanto, para a associação de defesa dos animais “o que a RTP fez não pode ser considerado abertura, uma vez que o vídeo só passou porque a BBDO assim o pediu, em função de poder concorrer a um festival”. Na imprensa escrita, apenas a revista Sábado pretende publicar a campanha gratuitamente.
A Internet acabou por ser o maior meio de divulgação da campanha anti-tourada. Só no YouTube, o vídeo já foi visto por mais de 4600 internautas. Através de blogues e correntes e-mail, a polémica campanha da Acção Animal está a dividir os portugueses. “No nosso país ou se é a favor ou se é contra, não há meio-termo”, explica Hugo Evangelista. “Mesmo com obstáculos, o importante é que o debate continue”.

[Fonte: Expresso]