segunda-feira, setembro 29, 2008

Máquina do juizo final?

Cliquem Play.... Liguem o som...


E pensava eu que o Aquecimento Global era um problema grave…

Um artigo da BBC indica que a Terra pode enfrentar agora uma nova ameaça… Para além do Aquecimento Global, da fome provocada pela alta dos preços do alimentos, do sempre possível conflito nuclear e de um impacto de um asteróide, parece que segundo a BBC existe também uma possibilidade - remota - mas ainda assim uma possibilidade que o LHC (“Large Hadron Collider”) o Super ciclotrão que foi construído na Suíça possa criar um Buraco Negro capaz de engolir toda a Terra e até talvez o nosso Sistema Solar.

Havendo (como há) uma possibilidade teórica que este imenso acelerador de partículas forme um buraco negro, não deveria tal instrumento científico ser banido da Terra, e colocado onde não pode fazer mal, isto é, fora do próprio Sistema Solar?

A resposta é não. Segundo os craques na matéria (e anti-matéria) a resposta está na nossa Lua. Um dos seus melhores argumentos reside no estudo sobre o impacto de Raios Cósmicos de alta energia sobre a Lua que conclui pela existência de um grande número de impactos individuais de partículas com a mesma ou superior escala de energia que será gerada pelo LHC. Ora, se a Lua continua lá e se recebeu exponencialmente mais impactos destes do que o LHC poderá fazer em toda a sua vida útil, então é pouco provável que o LHC crie um buraco negro. Mas é provável!

Outro argumento defensivo daqueles que negam esta possibilidade afirma que, de acordo com aquilo que se conhece dos buracos negros, qualquer um que fosse criado na Lua por esses impactos ou na Terra, no LHC ou noutro acelerador de alta energia se evaporaria numa fracção de segundo.

Além disso, actualmente, não existem aceleradores de partículas capazes de igualar a energia com que alguns raios cósmicos colidem com a Terra.Tais energias não podem ser criadas num acelerador. Ainda. Nem mesmo no LHC.

Mas do que foi dito, devemos então deixar de recear a possibilidade de que no LHC seja criado um buraco negro que engula a Terra e o Sistema Solar? Não necessariamente… Os buracos negros são criações cósmicas elusivas e nunca foram estudadas directamente. A teoria que determina que um micro buraco negro não sobrevivesse menos do que um nanosegundo baseia-se numa teoria (evaporante) do Hawking que nunca foi observada, precisamente porque nunca se observou um buraco negro directamente. E agora?

Oficialmente, o CERN, a entidade multinacional que gere o LHC nega que exista qualquer ameaça concebível de buracos negros. Alguns cientistas do CERN acreditam que os modelos teóricos admitem que o funcionamento normal do LHC pode gerar até um micro buraco negro por segundo, mas todos evaporantes através da radiação Hawking. Ou não… Já que não sabemos com total certeza de que essa radiação existe mesmo. E se não existir… Então temos mesmo um problema.

Até agora, na experiência do passado dia 10 de Setembro, correu tudo bem...

4 comentários:

Andreia do Flautim disse...

Eu acho que não deve ser perigo nenhum!

mariazinha disse...

Isto é tudo um bocadinho assustador... mas bem controladito, será que podíamos criar um buraco negro que levasse coisas específicas, tipo o governo? Dava jeito...

;)*

Brise disse...

seguramente que o lhc não conseguirá nunca criar um buraco negro tão grande como o criado pelo capitalismo selvagem e pela liberalização dos mercados a que temos assistido nos últimos anos...
(esperem ansiosamente pelo meu post sobre o assunto. direita, tremei! brevemente voltarei à carga)

num plano mais filosófico, acho que aquilo vai de facto dar bronca. e a razão para achar isto prende-se com o facto de eles andarem a tentar explicar como surgiu o universo. ora, todos sabemos que quem criou o universo foi deus, e ele seguramente há-de ter patenteado tal criação. portanto, se os gajos do lhc descobrirem algo de importante, seguramente que deus intervirá. como os egipcíos bem sabem, deus é um gajo vingativo e, por isso, não auguro nada de bom para o lhc.

By myself disse...

Peço desculpa por não ter enviado as fotos do Red bull, mas tal como te pedi no meu blog, precisava que mandasses teste para: myaddress970@hotmail.com, para que responda, visto que (por qq razão estranha), não consigo entrar no endereço do teu perfil.

Boa semana