segunda-feira, janeiro 08, 2007

Um sonho chamado Dakar...

Perto do final do ano passado, fui motivado por um sonho antigo. Participar no Dakar.
Cedo tratei de arranjar os patrocínios, de equipar o carro, de adquirir os equipamentos necessários para poder atravessar África.
Claro que como nenhuma marca me cedeu um carro para participar, decidi levar o meu.
Comprei um mapa da Michelin, um spray antí-furos e fiz uma revisão ao carro porque sou amigo do mecânico. Pedi vários patrocínios para poder suportar a viagem, mas foram todos negados.
Mesmo assim e com grande esforço económico, fiz a inscrição e fui até Lisboa para as verificações técnicas. Foi assim:

- Muito bem - disse o técnico - mostre-me a sua licença de piloto actualizada.
- Como disse? Tenho a carta de condução, válida até 2029, não serve?!
- Não, mas adiante. Quem é o seu navegador?
- Navegador? Bom vou até ao Dakar com a minha mulher...
- Tem licença desportiva?
- Quem? Eu?!
- Não! Ela! A navegadora, a sua mulher! Sabe navegar? Tem licença desportiva ou não?!
- Nevega bem, mas na internet... e licença desportiva, não, não tem... Mas desdobra bem os mapas e consegue dobrar direitinho, sem os amarrotar...
- Bom, tudo bem... Vamos ver o veículo, abra o capot, por favor. Que preparação fez?
- Vem agora da oficina, mudei óleo, filtro e alinhei a direcção.
- E tubagens reforçadas ?
- Não reforcei...
- Sobredimencionamento do radiador ?
- Não fiz...
- Depósitos de gasolina adicionais ?
- Não tenho.
- Peças de reserva, tais como velas, chaves, fios eléctricos, tem alguma destas coisas?
- Huuumm, tenho um cartão Fast Galp, com pontos acumulados.... De resto não tenho mais nada...
- Não tem um Corta Corrente?
- Corta quê? Não, não tenho.
- Extintor?
- Não tenho.
- Muito bem, e pneus Suplentes? Quantos tem?
- Tenho um, está na mala.
- Tem que ter em número igual às rodas motrizes, ou seja, pelo menos 2...
- Bom, comprei um spray antí-furos...
- Grelhas de alumínio para desentascanços, para usar na areia? Tem?
- Costumo usar os tapetes, não dá?
- Não, não dá! Adiante... Vejamos o habitáculo... Não tem backets?
- Como é?Já vinha assim.... Acho os bancos confortáveis...
- E os cintos de segurança de 6 apoios?
- 6 apoios?! É preciso? Não, não tenho...
- É por uma questão de segurança... E o Roll-bar? onde está?
- Era caro, e ficava sem os bancos de trás...
- Muito bem... Taquímetro?
- Não tenho.
- Gps?
- Também não, mas tenho o mapa da Michelin...
- É que voçê não vai andar por estrada... como se vai orientar?
- Bom, tenho uma mala muito gira com bússula, e com o relógio e orientação solar, chego a qualquer lado...
- Okay, boa sorte... Pré instalação de road book, onde está?
- É preciso?! Bom, vou pedir um emprestado, prometo...
- Sistema de controle de pressão dos pneus?
- Ainda agora vi a pressão e estava boa, prometo ver isso durante a prova...
- Qual é a sua equipa de assistência?
- Tranquilidade.
- Tranquilidade?!
- Sim é a minha seguradora, tem assistência em viajem...
- Voçê acha que o reboque vai chegar a meio do deserto?!
- Acho que sim... Não vai? Eles costumam ter os mapas da Michelin... Mas isto nunca avaria, o mecânico disse que estava bom, não será preciso, não se preocupe...
- Onde estão os capacetes? E os fatos ignífugos?
- Não gostamos de usar por causa do calor, e combinamos não fumar durante a prova...
- Está certo... Já alguma vez conduziu no deserto?
- Não.
- É a primeira vez que participa?
- Sim...
- Muito bem, estas verificações serão avaliadas e, em tempo oportuno, será avisado para se apresentar à partida em data a combinar, ok?
- Certíssimo!

E assim foi, ainda não me chamaram... Acho que me inscrevi muito tarde, deve ser por isso...
Mas ainda tenho esperanças! Vai ser uma bela viajem...

2 comentários:

Anónimo disse...

MALA COM BÚSSOLA ???hahahahaha
Made in Chinoka:)
A navegadora ???
Xi....
Mas me deu boas risadas aqui :)
Beijos
BDNJ

Anónimo disse...

Tá mto bom! eheheheheheheheheheheh