quinta-feira, dezembro 27, 2007
quinta-feira, dezembro 20, 2007
quarta-feira, dezembro 19, 2007
Democracias
Um outro tipo, presidente de um país do leste europeu, também atingiu o máximo de mandatos. Como não pode concorrer na próxima eleição apoia um seu protegido, que por sua vez o convidou para ser primeiro-ministro caso ganhe as eleições. O que achamos disto? É um golpe de teatro. O tipo é um absolutista. Está a sufocar a democracia. Tem que ser parado.
E há ainda outro tipo que governou o máximo de mandatos que podia num país do norte da América. Pretende voltar ao poder, mas agora é a sua mulher a candidata a presidente. Ora aí está. Um bom exemplo que o resto do mundo deve seguir.
Postado por pvl a 12/19/2007 1 Comentários
terça-feira, dezembro 18, 2007
Oscar Niemeyer
Este memorial está na cidade de Brasília, encomendada, construída e fundada pelo dito Juscelino, na altura presidente do Brasil.
Postado por Brise a 12/18/2007 4 Comentários
Kaká eleito o melhor jogador
Postado por Toni a 12/18/2007 1 Comentários
Tipico talibã
Postado por Sistema a 12/18/2007 4 Comentários
Coimbra: dois professores universitários condenados por abuso de poder e falsificação de documentos
Francisco José dos Santos Sobral Leal, antigo presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação da UC, foi condenado a uma pena de dois anos e meio de prisão e ao pagamento de 250 dias de multa à taxa diária de 13 euros.
O tribunal colectivo da Vara Mista do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra decidiu suspender por dois anos a execução da pena de prisão aplicada a Francisco Sobral.
Em relação a este arguido, o tribunal julgou parcialmente procedente a acusação assumida por três queixosas, Zélia Pinto, Susana Guerra e Maria Inês, que eram todas docentes daquela faculdade no período em que ocorreram os crimes, de finais da década de 90 até 2001.
As penas de prisão e multa aplicadas em cúmulo jurídico a Francisco Sobral punem três crimes de abuso de poder e três de falsificação de documentos que o tribunal deu como provados.
Este professor catedrático, que entretanto se aposentou da actividade académica, liderou na década de 90 a comissão instaladora da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação e, mais tarde, os seus Conselhos Directivo e Científico.
A docente Ana Maria Medeiros de Abreu Faro, que chegou a integrar também o Conselho Directivo, foi condenada a um ano de prisão, como co-autora de um crime de abuso de poder, pena que é substituída pelo pagamento de 360 dias de multa à taxa diária de 10 euros.
Fonte: publico
Estou admirado, os tribunais conseguiram julgar alguém pela dita cunha..
Aposto que compensou, nenhum leva prisão efectiva e a multa são trocos para os visados.
Postado por Sistema a 12/18/2007 4 Comentários
sábado, dezembro 15, 2007
sexta-feira, dezembro 14, 2007
E se fosse Chávez a governar o Brasil?
Entre Janeiro e Outubro de 2007, as importações brasileiras pela Venezuela atingiram 3,8 mil milhões de dólares americanos (2.600 milhões de euros). As exportações venezuelanas em igual período foram de 296 milhões de dólares (aproximadamente 201 milhões de euros).
link
nota: Por estes valores percebe-se porque até o Lula atura o Chávez.
Postado por Sistema a 12/14/2007 2 Comentários
Worst prison escape ever
You also have the right to be stupid. :)
Postado por Sistema a 12/14/2007 0 Comentários
quinta-feira, dezembro 13, 2007
Se eu fosse amaricano
votava neste gajo...
o nome dele é mike gravel, e é candidato à presidência.
Postado por Brise a 12/13/2007 5 Comentários
quarta-feira, dezembro 12, 2007
"Queres ser bonita, ou queres ir pedalar com o pai?"
Foi esta a pergunta que lhe foi feita durante a infância e confirmou-se ontem a vitória de Vanessa Fernandes na Taça do Mundo de Triatlo. Além do mérito desportivo, a mocinha vai também ganhar um prémio de 30 mil euros.
Em comunicado, a União Internacional de Triatlo diz que Vanessa Fernandes fez «uma temporada fenomenal». Em 30 participações nesta temporada a atleta, filha do ex-ciclista Venceslau Fernandes, conseguiu ganhar 19 provas e é já considerada, aos 22 anos, como a melhor triatleta de sempre.
Os meus parabéns, venha o ouro olímpico!
Postado por Toni a 12/12/2007 4 Comentários
Rato Mickey do deserto, assim chamado
Postado por Toni a 12/12/2007 1 Comentários
terça-feira, dezembro 11, 2007
Alterações climáticas
Aviso-vos desde já que ele é um chato (como eu?), por isso encham-se de paciência...
Também vos informo que se mantém a minha sanha comentarista. Por isso, se alguém estiver com vontade de discutir a influência do Chávez no clima, é só dizer. Eu estou pronto :)
Postado por Brise a 12/11/2007 10 Comentários
sexta-feira, dezembro 07, 2007
Alguns rostos da cimeira UE - África
Hoje, cerca de 80 chefes de Estado e de Governo de África e da União Europeia (UE) serão recebidos a partir das 18 horas no Pavilhão de Portugal (Parque das Nações em Lisboa) pelo presidente em exercício da UE, o "nosso" José Sócrates.
Que acordos se esperam desta Cimeira? Comércio? Imigração, direitos humanos? Será que se vai dar um passo em frente nas tão difíceis questões da paz e da segurança? E a corrupção?
Postado por Toni a 12/07/2007 3 Comentários
quarta-feira, dezembro 05, 2007
Chávez festeja vitória do Benfica junto de Luís Filipe Vieira
Esta deslocação à Ucrânia para apoiar a equipa do Benfica, tem por objectivo a consolidação de laços diplomáticos entre a Venezuela e os países europeus. Mas porquê o Benfica?
Chávez pretende atribuir vales de gasolina super aditivada aos jogadores do Benfica que marcarem golos em competições europeias, e como forma de combater o desemprego, irá sortear aos sócios do Benfica vistos de trabalho para trabalhar em padarias de Caracas. O Departamento de Marketing do Benfica, criou já uma campanha publicitária com o slogan: "Desempregado? Faça-se sócio do Benfica!"
Em jeito de agradecimento, Luís Filipe Vieira afirmou em conferência de imprensa, que irá ceder o Estádio da Luz para um concerto de entrada livre. Esse concerto está agendado para o dia em que Chávez vencer o "Sim" da reforma constitucional e trará a Portugal a cantora preferida do presidente venezuelano, a Tina Turner.
Postado por Toni a 12/05/2007 5 Comentários
terça-feira, dezembro 04, 2007
O Chávez e a Tina
Na minha opinião, o problema de algumas potências mundiais (UE, US) com o Chávez é muito simplesmente que o ele anda a tentar fazer é destruir o mito da Tina, que nos andam a tentar (e se calhar a conseguir) vender. O mito da Tina (sigla para "there is no alternative") consiste basicamente em afirmar que não há nenhuma alternativa viável ao modelo económico baseado no livre funcionamento do mercado, da concorrência, da distribuição dos proveitos financeiros das empresas pelos accionistas, e outras coisas do género. Até meados dos anos 80, este mito ia contra a generalidade das políticas europeias, mais viradas para o bem estar dos cidadão e para políticas sociais (coisas como serviços nacionais de saúde, educação, energia, agricultura, segurança social, e outras barbáries). Em duas palavras, acreditava-se na forte intervenção do estado em algumas áreas fundamentais. Depois veio a Sr.a Thatcher tentar convencer-nos que assim não íamos a lado nenhum, e que era preciso concorrência, em todas as áreas, seguindo o bom exemplo dos nossos amigos norte-americanos. Como se devem lembrar, o Reino Unido, teve uma das mais gloriosas épocas da sua história na altura... Desemprego, diminuição da protecção social, etc., mas era tudo para nosso bem. O grande impulso da Tina ocorreu na altura do fim da URSS e da queda do muro de Berlim. Não sei se se alembram, mas nessa altura falou-se muito do fim da história. E o que se pretendia com isto era afirmar que, com aqueles acontecimentos, se tinha demonstrado o falhanço de modelos económicos alternativos, como o modelo comunista, e que não valia a pena continuarmos a procurar outros modelos. Íamos mesmo ter que gramar com o capitalismo, que seria a única garantia da democracia. E também se tem verificado, desde essa altura, um aumento da selvajaria do capitalismo, com cada vez menor intervenção do estado e cada vez mais livre funcionamento do mercado. E tudo isto justificado pelo falhanço do modelo comunista. Não precisamos de ir muito longe para verificar isso. Pensem só no que tem acontecido em Portugal nos últimos anos... Há muitas razões pelas quais eu discordo do argumento do fim da história e da Tina, mas penso que vou deixar isso para outra oportunidade (mas não posso deixar de ficar revoltado quando os lucro que a Galp distribui pelo sr.s accionistas crescem de forma exorbitante ao mesmo tempo que cada vez mais portugueses têm dificuldade em encher o depósito).
Apesar do que foi exposto acima, houve sempre alguns sítios onde se tentaram outros modelos económicos, geralmente de raíz socialista. Sítios como Cuba, Nicarágua... As consequências para estas tentativas têm sido, até agora, desastrosas. Não tanto pelo modelos económicos em si, mas por factores externos, como bloqueios económicos, golpes de estado patrocinados. Estes falhanços também se deverão, em grande parte, à pequena dimensão dos países. Mas, de repente apareceu o Chávez a tentar um sistema socialista. O problema agora é que estamos a falar da Venezuela, e, como sabemos, a Venezuela é um dos maiores produtores mundiais de petróleo e está sentada em cima de grandes reservas ainda não exploradas. Por isso, já não é tão fácil lidar com ele como foi com os Sandinistas ou com Cuba. O bloqueio económico está fora de questão, porque precisam do petróleo. O golpe de estado ainda tentaram, mas deu bronca. Ora então, toca de começar a vender ao mundo que o gajo é um doido perigoso, que pode pôr em risco a segurança mundo. Ora o que, na minha opinião ele está a tentar fazer, é demonstrar que podemos funcionar de uma maneira diferente daquela que estamos habituados. E estou a falar de cooperação. Será que a única forma de os países se relacionarem entre eles é a competição económica? O Chávez acha que não, e eu concordo com ele. Se eu tenho petróleo e há outros que precisam dele, será que não podemos cooperar???? Será que faz sentido um país estrangeiro subsidiar combustível para aquecimento dos mais pobres? Será que faz sentido vender o combustível mais barato a uma cidade para o preço dos passes sociais dos transportes públicos seja mais barato? Isto são, claro está, meras jogadas de marketing, mas bem representativas daquilo que ele está a tentar fazer, em maior escala, na América Latina... E isto, claro está, assusta muita gente.
Relativamente à Tina, e armando-me em martelo de esquerda, recomendo vivamente a leitura do livro "Que milénio: o deles ou o nosso" de Daniel Singer, editado pelo Campo da Comunicação. Acho que o livro é difícil de encontrar nas livrarias (é de 2003), mas está disponível na Biblioteca Municipal de Coimbra.
p.s. como este post tomou dimensões assustadoras, eu não tive paciência para o reler (como vocês não vão ter paciência para o ler :). Por isso, é natural que haja algumas grolhas.
Postado por Brise a 12/04/2007 4 Comentários
segunda-feira, dezembro 03, 2007
Chávez admite derrota
«Por agora, não ganhámos», afirmou, numa alusão à célebre frase que pronunciou após o fracasso do primeiro golpe de Estado que tentou em 04 de Fevereiro de 1992.
A vitória do «não» no referendo sobre a reforma socialista da Constituição está a ser encarado como «um sismo político» pelos analistas, uma vez que Chávez ganhou facilmente todos os escrutínios desde a sua eleição como presidente da Venezuela em 1999.
A reforma, que visava instaurar um Estado socialista, permitir-lhe-ia apresentar-se indefinidamente à presidência, conferindo-lhe o direito de censurar a imprensa em situações de crise, uma reforma recusada ontem pela maioria dos venezuelanos.
O «não» ganhou por uma vitória tangencial de 51% contra 49% do «sim».Postado por Toni a 12/03/2007 12 Comentários