segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Hoje é o Dia Nacional do Japão

Comemora-se hoje, a 11 de Fevereiro, o Dia Nacional do Japão, com a sua fundação datada de 660 A.C. São quase 2700 anos de história, e neste post vou apenas colocar as imagens que me vêm à memória quando me lembro do Japão. Adoraria ir lá, conhecer um pouco da sua magnífica cultura e seria um sonho para mim poder andar pelas ruas de Tóquio e sentir aquela agitação diária de um país que prega o trabalho, dedicação e empenhamento pessoal como forma de vida. Adoraria sentir esse choque cultural e, não sei porquê, quando penso em Japão quase que me sinto a fazer uma vénia de respeito por aquilo que eles são, e por tudo o que eles trazem ao mundo.

Talvez os filmes do Takeshi Kitano e a música do Joe Hisahishi que me tenham dado esse respeito, talvez seja o prazer que tenho quando como sushi, talvez sejam as constantes inovações tecnológicas com que eles brindam o mundo, talvez a forma de como o país se recuperou no pós guerra do Séc. XX, ou até, sei lá, a beleza exótica das suas mulheres. Alguma coisa será, e um dia hei-de lá ir...

Lembro-me de um diálogo engraçado do filme Regresso ao Futuro, em que a máquina do tempo teria recuado para o ano de 1955, e o cientista doido quando a tenta reparar disse "Por isso a peça avariou... Diz aqui Fabricado no Japão!.." Ao que o rapaz vindo de 1985 responde "Como assim? Tudo o que é bom vem do Japão!"


Ficam as imagens...








2 comentários:

Anónimo disse...

Os japoneses são um exemplo a todos nós. Até sua culinária além de saudável e leve é uma delícia. Parabéns.

Anónimo disse...

A primeira faz-me lembrar o rabo de alguém que não vou nomear.

E falta esta:

http://www.virtualginza.com/gif/yakuza1.jpg