terça-feira, novembro 04, 2008

Obama no cú da galinha

com o devido atraso, mas ainda a tempo, vou debitar a minha opinião sobre as eleições amaricanas. eu sei que não devia contribuir para a enxurrada de opiniões inúteis sobre o assunto mas, depois de estar alguns minutos (poucos, porque mudei de canal), senti um impulso irrestível para escrever qualquer coisa. e pronto, aqui estou eu.


gostaria de começar por dizer que este é um assunto que não me interessa particularmente. preocupa-me muito mais saber quantos golos o slb vai espetar aos turcos, e quantos golos o fcp vai lerpar dos ucranianos. apesar disso, só se andasse totalmente alienado é que não saberia alguma coisa sobre o assunto.

bem, passando ao que aqui me traz, gostaria de dizer o seguinte:
. parece-me que já anda (e andou) toda a gente a contar com o obama no cú da galinha. eu continuo sem ter tanta certeza... acho que muitos americanos que, mesmo tendo dito que iriam votar no obama, na altura de pôr o voto preto no branco, vão preferir o branco. aquilo que nós vemos nos filmes de óliude sobre o racismo não é só ficção...
. e se o obama não ganhar? como é que vai ser? afinal ele era o salvador! prevejo grandes movimentos descendentes nas bolsas...
. o sistema de voto utilizado nestas eleições deve ser o menos fiável do mundo. lembram-se do que aconteceu da primeira vez que o buche ganhou? pois, o sistema é o mesmo, ou muito parecido. eu confio mais nos resultados das eleições em angola (com voto botado em papel) do que neste sistema. quando digo que o sistema não é fiável, quero não só dizer que os resultados podem não corresponder à realidade, mas também que é susceptível à fraude.
. mesmo que o obama ganhe (o que é muito provável) será que ele vai mesmo corresponder às enormes expectativas que gerou? afinal ele recebeu quantidades de donativos (dinheiro) nunca vistas. e se há coisa que todos os americanos sabem, é que não há almoços de borla. quem fez estes donativos vai estar à espera do pagamento...
. e a pergunta final terá que ser: o que nos interessa a nós tudo isto? vou poder levantar-me mais tarde se o obama ganhar as eleições? ele vai aumentar o meu ordenado? será assim tão importante quem ocupa o lugar de presidente?

enfim, pelo menos houve alguns momentos divertidos. rebolei-me no chão quando o mccain atacou o obama chamando-o socialista. o que gostei mais foi o ar envergonhado do mccain, quase a sussurar a palavra, como se só proferi-la pudesse ofender o  pudor dos americanos. que raio de país, dito democrata, onde não se pode ser socialista...

para terminar, deixo aqui algo que não tem nada a ver com isto e, na minha opinião, é muito mais interessante. a imagem abaixo é o projecto do arquitecto étienne-louis boullé (1728-1799) para um cenotáfio de newton (cenotáfio é um túmulo, sem corpo). reparem nos pontos na base da pirâmide. são pessoas, e nos arcos em torno da esfera, estão ciprestes. dada a gigantesca dimensão do projecto nunca foi construído. mas devia. por estas e por outras é que o boullée ficou conhecido como arquitecto revolucionário...

(toni, não sei porque é que me terei lembrado de postar isto agora :)

8 comentários:

Brise disse...

estão a ver o que eu dizia? nem o obama sabia como votar. se calhar até votou no mccain :)

(para quem dizia que não liga puto a isto...)

Toni disse...

Esse edifício é megalómano...
Imagino as cólicas que devem ter dado ao autor, ao perceber que, à época, não seria possível a sua construção.

A noite foi de Buraca e adorei a tua cara de manga. :)

Lya disse...

afinal o Obama ganhou! e como bom politico k é não cumprirá as promessas k fez aos americanos e ao mundo!

(se isso muda a forma de acordares eo teu salário.... é bem provável k sim! afinal kem manda na economia mundial?)

Brise disse...

o edifício é simplesmente genial. como este blog tem uma subcategoria de estruturas, vou ver se encontro mais imagens decentes de outros projecto dele para postar. se na altura do boullée houvesse empresas de estruturas metálicas, quem sabe do que ele teria sido capaz :)

relativamente à economia mundial e a quem manda nela, tenho muitas reservas quanto ao facto de ser o presidente dos eua. pode ter alguma influências, mas mandar mesmo?...

(não quero dizer mais nada, porque senão depois sou acusado de ser paranóico e de ter a mania da consipiração... mas que eles andam por aí, isso andam)

pvl disse...

Já passaram mais de 10 horas e o mundo ainda está na mesma. Será que ele não é o messias?

pvl disse...

Também me parece que as expectivas são altas. Tudo que seja menos que a cura para o cancro e a ida a marte será um mandato para esquecer.

Se ele fôr mesmo muito bom até é capaz de conseguir que o SLB vá à liga dos campeões. Mas é mais fácil a viagem a marte.

pvl disse...

Men esse avatar está uma obra de arte. Merece uma primeira página.

E ninguém faz um para o Toni?

Brise disse...

lamento discordar, mas o mundo não está na mesma. depois da exposição mediática que o rogeiro e o mário crespo (e outros da mesma laia) têm tido nas últimas horas, é difícil pensar que o mundo está melhor :)

há, de facto, um ambiente messiânico em torno do homem. parece que estávamos todos à espera de um salvador e que ele é o tal. basta ver a cara do mário crespo nos directos de washington. o homem parece que está em extâse religioso.

vou ignorar o comentário sobre a altura das expectativas...

o avatar ficou fixe, não ficou? também, com a minha fuça é fácil. mas antes cara de manga do que cara de banana :)