sábado, abril 18, 2009

Bye Oscar!

Para quem acha que o boxe é só Tysons e Rockys, deveriam saber que existem pugilistas extraordinários como o Oscar de la Hoya que dão um brilho especial a esta modalidade que faz parte de mim. O Oscar de Hoya descende de uma família de pugilistas, é estadunidense e aos 36 anos afirmou que o sue corpo já não responde de forma eficaz às exigências da modalidade e por isso mesmo arrumou as luvas. O Oscar é um dos atletas que mais gostei de ver jogar e tem um currículo impressionante, diria que perfeito. Como qualquer campeão teve a suas derrotas, mas na sua longa carreira conquistou tudo o que poderia ser conquistado. Aos 16 anos foi vencedor das Gonden Globes, que é o ultra competitivo campeonato nacional dos Estados Unidos, aos 19 anos ganhou a medalha de ouro na categoria de 60 Kg nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992, o que lhe fez valer o nick que conserva até hoje, Golden Boy. Depois de se tornar profissional, ganhou 11 títulos do mundo escalando 6 categorias de peso diferentes, derrotando temíveis campeões como o melhor mexicano de sempre, o Júlio César Chavez. O Oscar foi e continua a ser uma referência para mim, e no início dos anos noventa (não havia net nem tv a cabo...) comprava a revista "The Ring - The Bible of Boxing" para acompanhar a sua carreira. Lembro-me que durante a escalada para o seu primeiro título do mundo, num dos números da revista que comprei aparecia uma foto do Oscar no chão com uma legenda bem provocadora: "o que faz a próxima super estrela do boxe num sítio como este"? A capa da revista convidava a ler o artigo, onde depois de se levantar da lona, o Oscar ganhou o combate. Estávamos em 1994. Hoje ele é dono da revista e gere uma promotora de evenos desportivos, a Golden Boy Promotions. Parabéns Oscar, o boxe agradece-te.


Pequeno vídeo aqui.

4 comentários:

Abssinto disse...

É...lá pendurou as luvas o menino bonito do boxe! Sempre gostei dele, um pugilista bastante completo. Quem me dera ter actualmente a mesma forma física que ele renega.....

6ª feira tenho a final do Escalão B (onde jogo em 60kg)! pensarei no La Hoya!

abraço

Toni disse...

Visualiza a técnica e efectividade dele, poderá ajudar-te!

Boa sorte e um abraço

(domingo há título do mundo em Matosinhos, aparece)

Anónimo disse...

Perdi. Infelizmente parece que anda aí um apito azul no boxe. Uma vergonha. Bati mais, ganhei sempre o centro do ringue, estava em melhor forma física, as poucas faltas que cometi nem foram assinaladas pelo árbito. Triste. Agora, treinar para o regional. Bons combates, amanhã!

abssinto

Toni disse...

Paciência amigo, não desanimes.

Ontem mesmo vi aqui umas decisões muito estranhas... Ás vezes penso que os júris estão a ver outra coisa diferente do que eu vejo, vá-se lá entender. Haja espírito competitivo e pessoas que se dedicam e entregam a esta modalidade tão especial.

Um abraço.