segunda-feira, maio 04, 2009

Vaso Granja

Morreu hoje o Vasco Granja. Para os mais distraídos, o Vasco Granja era aquele tipo que, há uns anos (poucos) nos entretinha ao domingo de manhã com os bonecos. Ao ouvir a notícia lembrei-me de uma série de coisas. A primeira é a razão pela qual só se homenageam algumas pessoas quando morrem. Acho que, na maior parte das vezes, é porque nos esquecemos delas. Nem é por mal, mas é a vida. Vão aparecendo coisas novas, e vamos esquecendo as mais antigas. E depois, quando estas desaparecem, vemos uma notícia no jornal e apercebemo-nos quão importantes foram. Não consigo atribuir-lhe uma influência directa, mas seguramente que o facto de, em tenra idade, ter sido exposto a tanta animação menos convencional, terá influenciado o gosto que hoje tenho por banda desenhada (obrigado, ò Vasco Granja, pela piquena fortuna que já me fizeste gastar :). Quem não se lembra daqueles desenhos animados estranhos, que maior parte de nós, na altura nem perceberia muito bem, mas que víamos devotamente? E aquelas bandas sonoras?...

Outra coisa de que me lembrei depois de ouvir a notícia, foi porque razão a maior parte das pessoas da minha idade se lembra tão bem do TV Rural. Afinal aquilo era um programa sobre agricultura, de interesse pelo menos duvidoso para um puto que vivia em Coimbra. Acho que a razão para todos termos sido expostos ao TV Rural foi o facto de anteceder imediatamente o programa do Vasco Granja. E portanto, para não perdermos um segundinho dos bonecos, lá gramávamos o Sousa Veloso :)

Enfim, resta dizer que para além de apresentar um programa de bonecos na TV, o Vasco Granja também foi um grande divulgador da banda desenhada (chegou a ser director da revista tintin). Enfim, está tudo resumido neste artigo. Gostei particularmente do último parágrafo:
"Vasco Granja, que durante muitos anos ficou conhecido como "o pai da pantera cor-de-rosa", nasceu a 10 de Julho de 1925, em Campo de Ourique, Lisboa, casou e teve uma filha."

Adeus e obrigado.

5 comentários:

Toni disse...

Bem lembrado, tb ia postar sobre ele, mas antecipaste-te.

Foi um grande divulgador da BD e tb me lembro bem do tv rural :P

abraço

Toni disse...

Acabei de ler num jornal que maior parte dos programas do Vasco Granja, no ar desde 1974 até 1990, foram apagados dos arquivos da RTP...

Brise disse...

eu ontem também tinha ouvido falar disso, mas preferi pensar que não era verdade... a ser, devia ser encontrado o responsável e, num castigo morettiano, obrigá-lo a ver o programa do prof. martelo todos os dias, durante 4 horas, para o resto da vida.

ame disse...

Uma das recordações que tenho de infância é o Vasco Granja a contar a história dos desenhos animados... Eu achava que assim perdiam a piada :-) E mesmo sem comando, baixava o volume da televisão e voltava a aumentar quando ele desaparecia e vinham os lindos bonequinhos de leste ;-)

Brise disse...

esses bonequinhos do leste devem ter feito mais pela sobrevivência do pc em portugal do que a maior parte dos seus dirigentes :)