segunda-feira, outubro 02, 2006

Estou sentado numa sala

Olá, espero que estejam todos bem de saúdinha depois deste díficil fim de semana. Como há já muito tempo que não bosto nada e a inspiração escasseia decidi, num raro momento de iluminação, mandar alguns bitaites sobre a música que ando a ouvir. E isto com dois objectivos. O primeiro, e de maior importância, será coçar-me o ego (se não leram o post do toni sobre este tipo de actividades, leiam), e o segundo será iluminar o povo (como bom esquerdista que sou). E pronto, depois deste breve intróito, passemos ao importante. A peça de música que me traz hoje aqui chama-se "I am sitting in a room", de um tal Alvin Lucier. A "letra" desta música é:
"I am sitting in a room, different from the one you are in now. I am recording the sound of my speaking voice and I am going to play it back into the room again and again, until the ressonant frequencies of the room reinforce themselves, so that any semblance of my speech, with perhaps the exception of rhythm, is destroyed. What you will hear then are the natural resonant frequencies of the room, articulated by speech. I regard this activity not so much as a demonstration of a physical fact, but more as a way to smooth out any irregularities my speech might have."
E isto, para além de ser a letra, é uma descrição factual da música. Passo então a explicar. O senhor gravou-se a ler isto e depois passou a gravação para as paredes da sala, gravando o resultado. Esta ultima gravação foi de novo dada a escutar as paredes da sala... e assim por diante. Durantes o primeiros 15 minutos ainda se consegue distinguir o texto, a partir daí só mesmo ressonância. De forma resumida, o que o tipo consegue é transformar espaço em música. Brutal. Recomendo a audição a quem tenha 45 minutos livres. Vão ver que talvez valha pena.

Aviso importante: a gerência não se responsabiliza por potenciais efeitos adversos que a escuta da música referida possa causar sobre a saúde mental dos leitores. Mais posts sobre assuntos similares seguirão.

Lembrei-me agora doutra razão para estes posts. Eu nem sempre ouço isto com os "headphones". Já imaginam, por isso, o que a outra pessoa que mora cá em casa às vezes tem que gramar :)

2 comentários:

Toni disse...

é uma boa forma para explicar o fenómeno da reverberação...

e esse último parágrafo esta muito fofo tambem... ainda que de forma bem disfarçada...

ahaha

abraço :)

Myllana disse...

:)

bom final de semana p vcs aí e todos do Calhabé :)