quarta-feira, dezembro 06, 2006

Chimico

Laboratório Chimico abre hoje como museu de ciência

Na frontaria, sobressai a luminosidade de um edifício acabado de recuperar, além do nome antigo bem lá no alto, "Laboratório Chimico". Ali à porta, Gama Mota, director do museu, sublinha a importância do edifício, construído entre 1773 e 1775 a mando do Marquês de Pombal: "É o mais antigo laboratório químico do mundo que resistiu até hoje." É provável até que seja o primeiro laboratório construído de raiz para o ensino da química, mas Paulo Gama Mota não arrisca tanto. "É contemporâneo do nascimento da química moderna."

Até 1998, o edifício, de estilo neoclássico, esteve ocupado com laboratórios e aulas. Depois, a Universidade de Coimbra começou a pensar na criação de um grande museu de ciência, com os mais de 200 mil objectos que possui.


Se me perguntarem dois ou três destaques do curso que tirei, sem dúvida que a força e o carisma deste edifício vai estar na lista. Foi um grande previlégio ter passado pelo chimico. Não sei muito bem o que será ter aulas no polo II, mas suponho que seja pouco diferente de um liceu.

3 comentários:

Toni disse...

Tive apenas uma aula nesse laboratório. A inclinação das bancadas fez-me lembrar aquele filme português antigo que acaba com um exame final de medicina. (como se chamava mesmo o filme?! maldita memória!!!)
É, ou foi, um edificio histórico e carismático, sem dúvida!
abraço

Myllana disse...

:)
Definitivamente..
não conheço..
rs

Anónimo disse...

isto vai de mal a pior. agora é que me podem começar a chamar peça de museu (a mim e a mais três que por aqui andam :)