quinta-feira, dezembro 07, 2006

Enigma

O realizador dinamarquês Lars Von Trier prometeu uma recompensa de 4.000 euros e um papel como figurante no seu próximo filme a quem decifrar o enigma incluído em «Direktoeren for det hele» (Director para tudo), a sua última película.

Trier «espalhou» pelo filme uma série de pistas visuais que, juntas, formam um código, a decifrar, informou o jornal Berlingske Tidende.

O passatempo recebeu o nome de «Lookey», contracção da expressão em inglês «Look for the key» (Procura a chave), um «jogo simples em que a película - nas palavras do realizador - funciona como um tabuleiro (de jogos)».

Um «lookey» é uma perturbação visual que está fora de contexto com o resto da película e que, para os não iniciados, parece um erro, embora na realidade todos os «lookeys» correspondam a um sistema único para cada filme.

Ainda segundo o Berlingske Tidende, Von Trier porá o conceito de «lookey» à disposição de qualquer cineasta que o deseje, para que o possa utilizar livremente.

Lembro-me que num filme da Disney, mais um que não me lembro o nome, aparecia subrepticiamente uma imagem da nossa senhora por entre os frames do filme. Disseram os produtores que essa imagem era para suscitar um instinto maternal a quem assistia ao filme...

Mas que mensagem, ou enigma, estará neste novo filme? Formará o código uma imagem, uma personagem? Será um destino, um segredo de Fátima?! Bela política de marketing...


1 comentário:

Anónimo disse...

Vou ver o filme....assim não vou precisar ir ao Malato..
hahahaha
BDNJ