segunda-feira, abril 23, 2007

Exposição com corpos humanos

Depois de ter passado por cidades como Nova Iorque, Washington, Amesterdão, S. Paulo, Londres, Miami, Seattle, Las Vegas e Durham, esta exposição traz a Lisboa um conceito que tem suscitado muita discussão ao nível ético. No entanto, talvez pela atracção do bizarro, a exposição tem tido sucesso em todas as cidades por onde passa tendo sido já vista por mais de 3 milhões de visitantes.

A exposição recorre a corpos e órgãos humanos reais preservados através de um processo de polimerização que permite mostrar a fisionomia do corpo humano e dos seus sistemas em suportes reais como nunca visto. O objectivo é mostrar o corpo humano tal como ele é na realidade e em todas as suas dimensões, «permitindo, dessa forma, que as pessoas se consciencializem sobre o seu próprio corpo e o respeitem, potenciando a adopção de estilos de vida mais saudáveis», refere um comunicado da organização.

De acordo com o Presidente do Conselho Médico e Científico Internacional do evento, esta exposição, apesar de mostrar cadáveres humanos, «trata da vida». De acordo com as explicações do coordenador científico internacional a exposição «foi projectada, não só para ajudar os visitantes a entenderem melhor os seus corpos, como também para fornecer-lhes informações e encorajá-los a considerar melhores estilos de vida e hábitos mais saudáveis».

O objectivo ao exibir corpos humanos reais «é promover e aumentar a qualidade de vida das pessoas».



Sem comentários: