terça-feira, abril 17, 2007

Tiroteio em universidade faz 33 mortos


O maior tiroteio da história dos EUA ocorreu segunda-feira no campus universitário da Virginia Tech, Blacksburg, a 400 quilómetros de Washington: 33 alunos foram apanhados de surpresa nos dormitórios e nas salas de aula, tendo falecido e outros tantos encontram-se a ser assistidos. O atirador também perdeu a vida, suicidando-se.

Os disparos ecoaram em locais e horários diferentes. Os primeiros tiros foram ouvido às 7h15 locais, numa residência onde vivem cerca de 895 pessoas, e prosseguiram duas horas depois no edifício de ciências e engenharia. Na primeira ocorrência, segundo a Associated Press, terão morrido duas pessoas, sendo que as restante 30 foram atingidas nas salas de aula.

O director da Universidade, Charles Steger, em declarações à CNN, mostrou-se «horrorizado» e classificou este acontecimento como uma «tragédia de proporções monumentais». Nas suas declarações deixou claro que as aulas de terça-feira, serão canceladas.

O nome do autor do tiroteio, que se suicidou após os disparos, ainda está por revelar.

De acordo com a Associated Press, algumas das testemunhas não se aperceberam logo do que estaria a acontecer. «Era difícil saber exactamente o que se estava a passar», afirmou Jason Anthony Smith, um aluno de 19 anos, que se encontrava no dormitório onde teve lugar o primeiro tiroteio.
Aimee Kanode, aluna do primeiro ano, disse que tudo começou no 4º andar do edifício West Ambler Johnston. O responsável do dormitório pediu para todos os alunos ficarem fechados nos quartos, enquanto os disparos continuavam a fazer-se ouvir. Madison Van Duyne, outro aluno, entrevistado pela CNN, disse que «a maior parte dos estudantes estavam sentados no chão, afastados das janelas, de modo a protegerem-se o mais possível».

É a segunda vez, em menos de um ano, que este campus universitário é encerrado devido a tiroteios.

1 comentário:

Myllana disse...

Foi mesmo um terror essa cena...
Vi na net!

Já pensou_? Onde a malta anda com a cabeça...

BDNJ