segunda-feira, maio 21, 2007

Computador de baixo custo sai em Outubro

130 euros é quanto irá custar o novo computador portátil de baixo custo que deverá chegar às mãos de crianças carenciadas no mundo inteiro já em Outubro. Nicholas Negroponte, do Massachussetts Institute of Techology (MIT) é o responsável pelo projecto e o rosto da empresa sem fins lucrativos que dá pelo nome de “Um Laptop por Criança”.

A produção inicial destes aparelhos – estimada em três milhões de unidades – deverá começar já em Setembro e a sua chegada ao mercado está prevista para o mês de Outubro. As máquinas estão já a ser testadas em algumas instituições de ensino dos países a que se destinam.

A dimensão destes «laptops» é tão reduzida que permite aos mais pequenos transportá-los facilmente, como uma pequena mala de mão. A cor e o design assemelham-nos a um «gameboy», o que facilmente atrai a atenção dos seus utilizadores-alvo.

No entanto, e numa fase inicial, a iniciativa destina-se apenas a crianças de países mais carenciados, estando previstas vendas no Uruguai, Nigéria, Etiópia, Nepal, Tailândia, Líbia, Rússia, Brasil, Argentina e Colômbia. O grupo norte-americano espera ainda encomendas provenientes dos Estados Unidos.

A máquina deverá ser emprestada por escolas públicas a alunos do ensino médio que, por sua vez, poderão levá-la para as suas casas. O funcionamento deste computador será assegurado mesmo em locais sem rede eléctrica, graças ao uso de uma espécie de manivela que fornece energia.

A ideia partiu da fundação “Um Laptop por Criança” (OLPC é a sigla em inglês) e tem por objectivo produzir em massa estes aparelhos, para distribui-los em nações em desenvolvimento. Segundo os analistas, a Intel – que já distribui computadores para países do Terceiro Mundo – será forçada a acompanhar o crescimento desta indústria, que em breve entrará em disputa com os PC`s vendidos actualmente.

Um avançado sistema de segurança anti-furto pode ser adicionado a este pequeno portátil que pesa apenas 1,5 quilos. Os computadores protegidos terão um software que não pode ser removido e cuja função é a de verificar a data e a hora do computador, determinando o seu uso por um período limitado. Em caso de roubo, a máquina sofrerá um bloqueio imediato.


9 comentários:

frosado disse...

e é bom?

Sistema disse...

não acredito nestes "milagres" :)

Estou para ver o portátil...

Anónimo disse...

Ahh...e só agora é!!!


rs


Onde faço minha inscrição voce sabe...


BDNJ

Brise disse...

o portátil já pode ser visto aqui http://www.laptop.org/
não é mau, mas também não é nenhuma bomba... adivinhem lá qual é que é o sistema operativo.

Anónimo disse...

devo também avisar que a fotografia aqui colocada não tem nada a ver com a realidade...

Anónimo disse...

Então se faz favor: faça melhor!

Anónimo disse...

Na Etiópia precisam de computadores? Já agora um telemóvel 3G :)

Brise disse...

"então se faz favor: faça melhor!". Que agressividade... Faço melhor se me apetecer. Se não me apetecer, mando bocas a dizer que está mal!

Brise disse...

Relativamente à necessidade de computadores, não vejo porque é que na etiópia não hão-de precisar deles. Se nós precisamos... Mas atenção que os portáteis são só a parte mais visível de um projecto que tenta, utilizando-os, criar materiais didáctico interactivos e gratuitos para diferentes países.