quinta-feira, maio 31, 2007

EUA: preso um dos maiores spammers do mundo


Um homem descrito como um dos mais prolíficos «spammers» do mundo foi preso na quarta-feira e as autoridades dos EUA afirmaram que os utilizadores de computador já verificam diminuição de e-mails indesejados.

Robert Alan Soloway, de 27 anos, é acusado de organizar redes de computadores «zombies» que enviavam milhões de e-mails indesejados que recebem a designação universal de «spam», em regra contendo publicidade, mas podendo também conter vírus e programas espiões.

«Trata-se de um dos dez spammers de topo a nível mundial», disse à AP Tim Cranton, um jurista da Microsoft que é director sénior dos programas de segurança na Internet. «É um problema enorme para os nossos clientes. Hoje é um grande dia».

Um grande júri federal aceitou 35 acusações contra Soloway nomeadamente de fraude postal, fraude telefónica, fraude de e-mail, roubo agravado de identidade e lavagem de dinheiro.

Soloway declarou-se não culpado na tarde de quarta-feira e o juiz determinou o congelamento de quatro contas bancárias do arguido, considerando, no entanto, que ele tem condições para pagar a um advogado de defesa.

O alegado «spammer» vivia num apartamento luxuoso e conduzia um dispendioso Mercedes descapotável, disse a procuradora Kathryn Warma.

Os acusadores públicos procuram confiscar 773 mil dólares (cerca de 575 mil euros) que afirmam que Soloway obteve com o seu negócio, Newport Internet Marketing Corporation.

A acusação afirma que Soloway utilizou computadores infectados com códigos maliciosos para enviar milhões de e-mails indesejados desde 2003.

Esses computadores são chamados «zombies» porque os seus proprietários não fazem a mínima ideia de que as suas máquinas se encontram infectadas.

Soloway continuou as suas actividades mesmo depois de a Microsoft ter ganho uma acção cível contra ele no valor de sete milhões de dólares (5,2 milhões de euros), em 2005 e de um pequeno fornecedor de serviços na Internet de Oklahoma ter ganho uma acção contra ele no valor de dez milhões de dólares (7,44 milhões de euros).

O «modus operandi» de Soloway era o de enviar e-mails indesejados e se o receptor clicasse num «link», era redireccionado para o «website"» do «spammer».

A partir daí, Soloway conseguia enviar cerca de 20 milhões de e-mails publicitários em 15 dias, cobrando 495 dólares (368 euros) ao anunciante.

Origem

Percebem agora porque há SPAM?

6 comentários:

Sistema disse...

Eu sei que querem saber a história da imagem :)

http://www.henry.eti.br/pagina.php?IdPagina=278

Toni disse...

Teve o que merece!
Desconhecia a história

Toni disse...

As duas...

Brise disse...

de certeza que o gajo é do sporting!

Sistema disse...

Anda por ai azia...

Myllana disse...

Bem-feito!