quinta-feira, setembro 13, 2007

Separados à nascença?















O Scolari ontem fez um golpe que me fez lembrar aquele que é para mim o melhor pugilista de todos os tempos, o Joe Frazier.


Frazier foi campeão olímpico nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964 e foi o campeão do mundo de pesados nos anos 70, título roubado a Muhamed Ali. Era conhecido pelo seu rapidíssimo crosse de esquerda (hook em inglês), que tantas vitórias lhe trouxe, e uma das poucas derrotas que Muhamed Ali sofreu, foi devida a um desses golpes que lhe partiu o maxilar.
( Na foto: Frazier à esquerda, Ali à direita).

Esse golpe era tão forte e eficaz que rapidamente milhares de atletas o imitaram no tipo de jogo. É tecnicamente um dos golpes mais difíceis de aprender, pois é efectuado com a mão da frente (a esquerda para um atleta destro), e é um golpe pouco apoiado nas pernas, o que implica pouca força. Para contrapor isso, deve rodar-se bem a cintura com o apoio dos abdominais, acompanhando com o antebraço perfeitamente paralelo ao chão e a palma da mão virada para baixo. A sua boa execução, pressupõe que o atleta o consiga deferir quando avança ou quando recua do seu oponente, e deverá saír rápido e em qualquer ciclo da respiração, ou seja, o golpe tem de sair quer se esteja a inspirar ou a expirar. A grande vantagem deste golpe perante qualquer outro, é o facto de não ser denunciado, pois dificilmente o adversário o vê partir, e o efeito surpresa é devastador num desporto louco como é o boxe.

Assim como há os atacantes, defesas, laterais, os trincos e afins no futebol, no boxe existem os "left hookers", inspirados pelo magnífico Joe Frazier.

5 comentários:

Sistema disse...

A diferença é que o mister nem lhe tocou :)

Ficou a intenção.

abraço

Toni disse...

Denunciou o golpe.

Ganha tão bem e nem assim faz as coisas bem feitas, foda-se!

outro abraço!

pvl disse...

Começo por dizer que nunca gostei do Scolari. Não gosto do populismo, incomoda-me a palhaçada das bandeiras e todo o colorido show off na televisão. E, óbvio, não gostei do ele fez ao Baía.

Mas neste caso estou solidário com ele. Teve um momento mau, mas que mostra que se calhar até não está cá só para mamar o dinheiro. E também não fez nada de especial para a nossa cultura.

Enfim, se querem dar um chuto no gajo que tenham coragem de dizer que é porque não gostam da forma como a equipa está a jogar. Estar "muito chocado" como o comportamento é cínico e uma filha-da-putice.

Toca a defender o gajo pelo tabefe que ele ia espetar pela nossa equipa.

E depois é dar-lhe um chuto porque como treinador ele não presta (e nunca prestou).

Enfim, nunca pensei estar a defender o Scolari.

Myllana disse...

Como conheço a fama do Scolari desde o Brasil pra mim não é novidade ..mas mesmo assim INJUSTIFICÁVEL!

Anónimo disse...

Jebs ..tomou mas não levou!