terça-feira, dezembro 18, 2007

Coimbra: dois professores universitários condenados por abuso de poder e falsificação de documentos

Dois professores da Universidade de Coimbra (UC) foram condenados hoje em tribunal a diferentes penas de prisão por crimes de abuso de poder e falsificação de documentos.

Francisco José dos Santos Sobral Leal, antigo presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação da UC, foi condenado a uma pena de dois anos e meio de prisão e ao pagamento de 250 dias de multa à taxa diária de 13 euros.

O tribunal colectivo da Vara Mista do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra decidiu suspender por dois anos a execução da pena de prisão aplicada a Francisco Sobral.

Em relação a este arguido, o tribunal julgou parcialmente procedente a acusação assumida por três queixosas, Zélia Pinto, Susana Guerra e Maria Inês, que eram todas docentes daquela faculdade no período em que ocorreram os crimes, de finais da década de 90 até 2001.

As penas de prisão e multa aplicadas em cúmulo jurídico a Francisco Sobral punem três crimes de abuso de poder e três de falsificação de documentos que o tribunal deu como provados.

Este professor catedrático, que entretanto se aposentou da actividade académica, liderou na década de 90 a comissão instaladora da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação e, mais tarde, os seus Conselhos Directivo e Científico.

A docente Ana Maria Medeiros de Abreu Faro, que chegou a integrar também o Conselho Directivo, foi condenada a um ano de prisão, como co-autora de um crime de abuso de poder, pena que é substituída pelo pagamento de 360 dias de multa à taxa diária de 10 euros.

Fonte: publico


Estou admirado, os tribunais conseguiram julgar alguém pela dita cunha..
Aposto que compensou, nenhum leva prisão efectiva e a multa são trocos para os visados.

4 comentários:

Brise disse...

nunca confiem num professor de ginástica... e mesmo nos outros, não sei não.

é preciso é ter cuidado, porque se isto pega deixa de haver ensino superior em portugal :)

Sistema disse...

Também para que queremos ensino superior se a qualidade é fraca?

Se tivéssemos um ensino de qualidade talvez o país não fosse o mais atrasado da UE :)

Brise disse...

bolas, apanhaste-me distraido. este último comentário ia dar pano para manga... mas acho que já passou o prazo.

Anónimo disse...

Nunca confiem num professor de ginástica?! Até parece que os prfs de ginastica têm gosto em ser maus!! lol ahhhh e professor de ginática é diferente de professor de educação fisica! lol burridade!!!
Comentario totalmente burro e irreal! Nunca confiem num professo de Direito ou Economia, isso sim...