segunda-feira, março 31, 2008

Barragens pelo Douro...


Parece que tirei o fim de semana para passear, e no Domingo fiz-me à estrada rumo à Barragem do Carrapatelo que pensava eu estar mais perto... Pronto, em vez de uma vi três barragens: a do Crestuma, a do Torrão e finalmente a do Carrapatelo. Mas a melhor cena do passeio foi o Centro Comercial N 108. Este é provavelmente o mais longo centro comercial português, com montras a desenvolverem-se por mais de 50 kms ao longo da Nacional 108. Há de tudo na berma da estrada: fruta, pão com chouriço, há doçaria regional, vinho tinto, batatas, cebolas e até podemos comprar uma lampreia viva por 30 Euros.

Por aqui e por ali, já vi muito comércio na beira da estrada, como os melões do canal caveira, ou fruta de época que se apanha em qualquer estrada secundária; mas nunca tinha visto tanta oferta e tudo na mesma via. Até é possível fazer as "compras do mês", disfarçada de passeio, fazendo o percurso pela Nacional 108 desde o Freixo até à Régua. Tirando o irritante som de fundo que se ouve nos carros que passam de janela aberta, eu adoro passear pelo país real....


Quanto às barragens, tirei umas fotos porreiras, mas prefiro mostrar-vos este site, onde podem viajar nas barragens que quiserem, com boas fotos e todas as informações que interessam:

www.barragensdeportugal.com

Sem comentários: