quarta-feira, setembro 13, 2006

As novas pontes de Coimbra


O post do tóni fez-me lembrar uma ideia que me veio à cabeça um dia destes, quando passava perto do parque verde do mondego, a propósito da nova ponte pedonal sobre o mondego. A ponte parece-me original e esteticamente bem conseguida, sendo particularmente curioso a existência de uma "praça" central conseguida pelo desencontro entre os dois tabuleiros que partem de cada margem (se é ou não uma estrutura bem conseguida, deixo isso ao critério de outros posters mais bem informados sobre o assunto :). Ao que parece a ponte irá chamar-se "Pedro e Inês" e a referida característica pretende representar os desencontros amorosos entre estas duas personagens históricas. É neste ponto que eu discordo com esta história. Para mim esta piquena ponte não é mais do que uma genial piada à sua congenere rodoviária situada um pouco mais a montante do mondego. Esta ponte deveria-se portanto chamar "Tudo o que ponte europa queria ser mas não conseguiu só porque uns engenheiros burocratas acharam que os dois tabuleiros se deviam encontrar". Digam lá que não era muito melhor. Até poderia ser vista como um monumento às capacidades de planeamento dos autarcas portugueses (por razões óbvias, não quero aqui meter os engenheiros ao barulho...). Digam lá que não tinha muito mais piada.

p.s. este post deveria ter sido enviado como uma resposta ao post do Tóni, mas vocês sabem que eu gosto de protagonismo.

1 comentário:

Toni disse...

O nome da ponte por ti escolhido esta muito bem conseguido. :) Eu odeio esta ponte, piis com o dinheiro que ela custou, poder-se-ia instalar saneamento básico de coimbra ate condeixa, mas foi daquelas obras que tinha de ser feita "porque sim". Acredita a autarquia que pode trazer mais turismo à cidade e tal e tal...
Quanto a mim, e assim deve ser feito e seguido, uma ponte (assim com estradas)só deve ser erguida para servir necessidades REAIS de mobilidade, o que não parece ser o caso. Só serviria esses propósitos caso houvesse, por exemplo, uma peregrinação épica anual, ou durante os meses das aparições de fátima, de mancebos a atravessar o rio, e se isso se revelasse um fenómeno para a cidade...
Afinal, atravessar a ponte a pé para que? O que há do lado de lá??