segunda-feira, abril 16, 2007

Torre de Hércules


A Torre de Hércules situada na Corunha foi construída no século II d.C., durante os mandatos dos Imperadores romanos Trajano e Adriano, por um arquitecto português chamado Cayo Sérgio Lupo e, restaurado no seu exterior no último terço do século XVII – (1788-1791). É o único farol romano que existe no mundo e que continua a cumprir a sua função. É monumento nacional.

Segundo a lenda, por baixo da torre está sepultado o gigante Gerion, morto pelo mítico Hércules num dos seus 12 trabalhos:

1 - No Peloponeso, estrangulou o Leão de Neméia - filho dos monstros Ortro e Equidna - que devastava a região e cujos habitantes não conseguíam matar. Na segunda tentativa de o matar, sendo a primeira infrutífera, estrangula-o depois de com ele lutar. Acabada a luta arranca a pele do animal com as suas próprias garras e ao cobrir os ombros com ela, passou a utilizá-la como vestuário. Diz-se que esta criatura se converteu na constelação de Leão.

2- Matou o monstro filho de Equidna e do avô do Leão de Neméia: A Hidra de Lerna. Esta era uma serpente, com corpo de cachorro, com nove cabeças (uma das quais era parcialmente de ouro e imortal), que se reproduziam mal eram cortadas e exalavam um vapor que eliminava quem se encontrasse nas redondezas. Segundo a tradição, o monstro fora criado por Juno para que acabasse com Hércules e este acabou com a hidra cortando-lhe as cabeças enquanto o seu sobrinho Iolau impedia a sua reprodução queimando as feridas do animal com tições em brasa. Hera enviou ajuda à serpente, um enorme caranguejo, mas Hércules pisou-o e o animal converteu-se na constelação de Caranguejo (ou Câncer). Por fim, o herói banhou as suas flechas com o sangue da serpente de maneira a que ficassem envenenadas.

3 - Alcançou correndo a corça de Cerínia, um animal lendário, com chifres de ouro e pés de bronze. Essa corça corria com assombrosa rapidez e nunca se cansava.

4 - Capturou vivo o javali de Eurimanto, que devastava os arredores, ao fatigá-lo depois de o perseguir durante horas. Euristeu, ao ver o animal no ombro do herói, teve tamanho medo, que foi se esconder dentro de um caldeirão de bronze. As presas do animal foram mostradas no templo de Apolo em Cumas.

5 - Limpou, em um dia, os currais do rei Aúgias, que continham três mil bois e que, havia trinta anos, não eram limpos. Estavam tão fedorentos, que exalavam um gás mortal. Para isso, desviou dois rios.

6 - Matou, no lago Estínfalo, com suas flechas envenenadas, monstros cujas asas, cabeça e bico eram de ferro, e que, pelo seu gigantesco tamanho, interceptavam, no vôo, os raios do sol. Com seu arco, consegue matar alguns e os outros, ele os expulsa para outros países.

7 - Venceu o touro de Creta, que havia sido mandado por Netuno contra Minos;

8 - Castigou o sanguinário Diómedes, filho de Marte, possuidor de cavalos que vomitavam fumo e fogo, e aos quais ele dava a comer os estrangeiros que a tempestade arrolava à costa do seu país. O herói dominou-o e o entregou à voracidade de seus próprios animais furiosos;

9 - Lutou e venceu as guerreiras Amazonas, tirou-lhes a rainha Hipólita, apossando-se do cinturão mágico que esta levava na cintura;

10 - Matou o gigante Gerion, monstro de três corpos, seis braços e seis asas, e tomou-lhe os bois que se achavam guardados por um cão de duas cabeças, e um dragão de sete;

11 - Colheu os pomos de ouro do Jardim das Hespérides, depois de matar o dragão de cem cabeças que os guardava. Segundo alguns, o dragão foi morto por Atlas, a seu pedido, e durante o trabalho, ele sustentou o mundo nos ombros;

12 - Desceu aos infernos, foi ao palácio de Hades e de lá trouxe, vivo, Cérbero - célebre cão de três cabeças.



3 comentários:

Myllana disse...

Se eu tivesse tido a chance de subir na torre de repente poderia ter explicado tb tudo isso!!

hahaha

Coisa boa de Bigo , my abodago de my corazón!

Foi inesquecível!

Te amo

Toni disse...

Para subir na torre eram 2 Euros, ora 2 Euros para ver 12 trabalhos, dá 17 cêntimos para cada um. Como a torre só tem historicamente a ver com um dos trabalhos e, sabendo que a sepultura do gigante gerion estava ca fora, poupamos 83 cêntimos cada um, o seja 1.66 Euros, que é um 1.58 Litros de gasolina em espanha, que com isso podemos andar mais 16 km para ver e fotografar mais monumentos. Poupámos uma massaroca e como peregrino que fui, tb tinha de poupar a planta dos pés que necessitaria para poder passear ainda mais...

Ainda dizem que sou de gancho, ou tenho mau feitio...

Anónimo disse...

Torre de Hércules viagem inesquecivel recomendo a todos!!a vista é perfeita e a cidade claro uma maravilha!!