domingo, março 02, 2008

Já não se pode andar descansado...

O segurança de 34 anos que foi hoje de madrugada baleado na cabeça à porta do Café Bela Cruz, no Porto, já foi operado, mas ainda está em estado "crítico", disse à agência Lusa fonte hospitalar.

"A operação correu sem complicações, mas o prognóstico ainda é crítico e reservado", disse à Lusa o chefe da equipa de urgência do Hospital Santo António, Jorge Dores.

Comentário: Ontem mesmo passei em frente ao Café Bela Cruz e junto com outras Glorias estivemos a bebericar umas cervejas ali bem perto. Assusta-me um pouco este crescendo de insegurança que se vive aqui pelo Porto e lembro-me há dois anos atrás, num passeio pela marginal que passa pela ribeira, ter visto um homem morto no chão e à sua volta um aparato policial digno de CSI. Horas mais tarde vim a saber pelas notícias que tinha sido um segurança baleado mortalmente. Lembro-me também de já ter frequentado o bar Mostarda, situado mesmo em frente à discoteca Chic onde foi baleado há uns meses atrás aquele empresário da noite que não me lembro agora do nome. Não tenho saído muito por aqui, não me sinto inseguro quando vou a qualquer lado, sei bem pela experiência desportiva que tive que os seguranças andam todos armados, mas espero apenas nunca assistir a uma cenas destas.

6 comentários:

Myllana disse...

Pois pois ....E estava contigo quando vimos o aparato . A cena da violência é mesmo muito relativa. Venho de um país que tem sua fama graças a violência em excesso que lá há, entretanto o primeiro "presunto" que vi foi aqui .
Espero que essa onda de violência seja breve para que as pessoas possam sair e tomar seus finos sossegados :)
Bom final de semana a todos!

By myself disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
By myself disse...

Tens toda a razão. É uma pena termos chegado a este ponto. Apesar de não ser natural do Porto, amo-o de paixão e não me canso de o elogiar. No entanto, quanto mais bonito se vai tornando, mais inseguro está, o que impede que "se viva" por exemplo toda a zona merginal, como ela bem merece. Vou muitas vezes ao Lais de Guia, adoro passear naquele passeio gigantesco, mas reconheço que depois de ter sido morto um jovem há tempos, me faz recear, e usar o carro como protecção. Lamentável....mesmo!
E o mais preocupante é que, por mais notícias de violência que se oiçam, não são tomadas medidas, ou pelo menos não são divulgadas, para nosso descanso.
Foi no Chic, foi no Maré Alta, foi no Bela Cruz...(mais não sei onde...)sempre com seguranças, mas quem nos protege a nós?...my God!

pvl disse...

Nesta história a probablidade de apanhar um balázio sem ter nada a ver com o assunto é 0%. E o histórico já é estatisticamente relevante :-)

Não percebo qual a insegurança. É mais perigoso atravessar a rua na passadeira ;-)

By myself disse...

PVL:
Acho melhor rever os cálculos de probabilidade porque há que contar como factor:
- estar no sítio errado à hora certa!
É que nas discotecas e bares, usamos as mesmas portas onde se encontram os seguranças, para entrarmos e saírmos.
Logo...o balázio pode acertar num inocente!

pvl disse...

by myself: o cálculo é básico, nos N casos ocorridos não aconteceu nada a "inocentes".

É como andar de avião e de autocarro. Muita gente tem mais medo de andar de avião. Um coisa são os números, outra são os medos.