sábado, março 17, 2007

Clint

Clint Eastwood está a combinar duas de suas paixões --o jazz e o cinema--, assumindo um papel de destaque na produção de um documentário sobre o compositor e pianista de jazz americano Dave Brubeck.

Eastwood também vai presidir um novo conselho honorário criado para preservar e levar adiante o legado de Brubeck, 86 anos, informou o Instituto Brubeck, na Universidade do Pacífico, em Stockton, Califórnia.

Outros membros do conselho vão incluir o trompetista e compositor Wynton Marsalis, o cineasta George Lucas, o cantor Al Jarreau, o produtor de discos Quincy Jones e o violoncelista Yo-Yo Ma.

"Dave Brubeck é uma lenda americana", disse Eastwood, ele próprio pianista e compositor de jazz, em comunicado divulgado pela Universidade do Pacífico.

"É um americano original que continua a fazer contribuições importantes para a música, que apresentou o mundo do jazz a toda uma nova geração e que continua a explorar a linguagem internacional da música."

O documentário, a ser dirigido e produzido por Bruce Ricker, tem o título provisório de "Dave Brubeck -- In His Own Sweet Way" e vai acompanhar a carreira de Brubeck até seu trabalho mais recente, a ópera de jazz "Cannery Row Suite", que fez sua estréia no Festival de Jazz de Monterey em 2006.

Eastwood e Ricker, cujos trabalhos anteriores no cinema incluem "A Vida e a Música de Thelonious Monk" e "The Last of the Blue Devils", também estão produzindo um documentário sobre Tony Bennett intitulado "The Music Never Ends."

Em 1988 Clint Eastwood dirigiu "Bird", sobre a vida problemática e a carreira do jazzista Charlie Parker, e recentemente ele compôs a música de seus filmes "Sobre Meninos e Lobos" e "A Conquista da Honra."

Eastwood é presidente honorário do Instituto Brubeck desde sua criação, em 2000, e membro do conselho de diretores do Festival de Jazz de Monterey.

O Instituto Brubeck foi criado após a doação de uma coleção ampla de materiais de Brubeck à biblioteca da Universidade do Pacífico, para finalidades de pesquisas e arquivo. Hoje o instituto oferece vários programas de ensino do jazz.

Sem comentários: