segunda-feira, março 05, 2007

Projecto do Louvre de Abu Dhabi é assinado terça-feira


O Louvre de Abu Dhabi será um museu «universal», construído pelo arquitecto Jean Nouvel e a inaugurar em finais de 2012, segundo o acordo que as autoridades dos Emirados Árabes Unidos e de França assinarão terça-feira.

A assinatura do documento ocorrerá em Abu Dhabi, indicaram fontes do ministério da Cultura francês, confirmando informações publicadas pelo Le Monde.

Nos termos do acordo, o museu do Louvre cederá o seu nome ao futuro museu de Abu Dhabi por um período de entre 10 e 20 anos, em troca de cerca de 700 milhões de euros, segundo o vespertino francês.

Os pormenores do contrato serão revelados numa conferência de imprensa na próxima terça-feira na capital do Dubai e dos Emirados Árabes Unidos.

Segundo o Le Monde, o primeiro artigo do acordo define o Louvre de Abu Dhabi como «um museu universal que mostrará obras importantes no domínio da arqueologia, das belas artes e das artes decorativas, de todos os períodos, incluindo o contemporâneo, e de todas as áreas geográficas e de todos os domínios da história da arte».

França terá duas missões: emprestar obras até que Abu Dhabi constitua as suas próprias reservas e enquadre a gestão do museu.

Abu Dhabi destinará 40 milhões de euros anuais à compra de obras durante 10 anos, período em que Paris se compromete a organizar quatro exposições temporárias com peças procedentes de diversos museus, sempre de forma voluntária.

Durante os dois primeiros anos, Paris emprestará 300 obras, que estarão em Abu Dhabi durante um período entre três meses e dois anos.

O número de empréstimos diminuirá gradualmente até desaparecer, ao fim de 10 anos.

Por esses empréstimos, os Emirados pagarão outros 150 milhões de euros a França, um terço dos quais irá para os museus que os tenham efectuado.

O país do Golfo Pérsico pagará 70 milhões de euros à Agência Internacional dos Museus de França, que se encarregará de definir o quadro de desenvolvimento cultural e científico do museu e a selecção e contratação de pessoal.

Quanto aos 700 milhões que Abu Dhabi pagará pela cedência da marca «Louvre», estes irão para a Direcção dos Museus de França, organismo que agrupa todas essas instituições, bem como individualmente para os que tenham emprestado peças, e estarão livres de impostos.

Esta operação não foi isenta de polémica em França, onde os seus críticos condenam o carácter «mercantil» do acordo e vêem riscos na cedência de tantas obras durante vários anos.

O Louvre de Abu Dhabi fará parte de um complexo turístico-comercial projectado na ilha de Saadyat, situada em frente à capital dos Emirados.

Esse complexo contará com hotéis, apartamentos e centros culturais, entre os quais um de «arte viva», com cinco teatros e uma ópera, bem como vários museus.

Além do Louvre de Abu Dhabi, de um museu da marinha e de outro que retratará a história do país, haverá um outro de arte contemporânea, que ficará a cargo do Guggenheim de Nova Iorque.

Os edifícios mais emblemáticos serão assinados por arquitectos prestigiados como a iraquiana Zaha Hadid, o japonês Tadao Ando, o canadiano Frank Gehry e o francês Jean Nouvel.

O seu edifício para o Louvre de Abu Dhabi terá 24.000 metros quadrados e será, na realidade, um conjunto de construções cobertas por uma imensa cúpula, cujo custo total está estimado em 83 milhões de euros, que serão também pagos pela administração de Abu Dhabi.

Muito provavelmente Abu Dhabi, a capital dos Emiratos Árabes Unidos, tornar-se-á a grande capital da arquitectura do Século XXI. Isto enquanto houver petróleo para aqueles lados. Haja dinheiro...

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando ganharmos no EuroMilhões já temos planos de viagem...Comprinhas básicas ...rss
C.Boa
BDNJ