quinta-feira, março 15, 2007

Parabéns

O escritor português António Lobo Antunes foi escolhido esta quarta-feira como o vencedor do Prémio Camões 2007, uma distinção atribuída a escritores de língua portuguesa e que dá ao premiado 100 mil euros. A decisão foi anunciada na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

No ano passado, ganhou o Prémio Camões o escritor Luandino Vieira, de Angola, que se recusou a recebê-lo, por "razões pessoais". Em 2005, ganhou a brasileira Lígia Fagundes Telles.

Da comissão de juizes participaram os escritores Francisco Noa (Moçambique), João Melo (Angola), Fernando Martinho e Maria de Fátima Marinho (Portugal), Letícia Malard e Domício Proença Filho (Brasil).

O Prémio Camões foi criado em 1989 com o valor de 10 mil contos portugueses até 1998, aumentou para 12 mil contos em 1999 e 2000, passou para 60 mil euros em 2001 e para 100 mil euros em 2002.

António Lobo Antunes, nascido em Lisboa em Setembro de 1942, é um dos autores portugueses mais conhecidos, juntamente com José Saramago. Lobo Antunes foi já considerado um candidato ao Prémio Nobel da Literatura.

Lobo Antunes é licenciado em Medicina, com especialização em Psiquiatria. Esteve destacado em Angola, entre 1970 e 1973, durante a fase final da Guerra Colonial portuguesa. A sua experiência de guerra inspirou muitos dos seus livros. Regressado a Portugal, trabalhou no hospital psiquiátrico Miguel Bombarda, em Lisboa, segundo informações da Wikipedia.

Foi militante da APU (Aliança Povo Unido - coligação liderada pelo Partido Comunista Português) em 1980. Atualmente vive em Lisboa, mas já não exerce medicina, dedicando-se em exclusivo à escrita.

1 comentário:

Myllana disse...

Pois meus parabéns...Ele podia nomear o autor do blog pra dar uma chegadinha até ao Brasil e receber tal prêmio :P

Fixe anjo:)

BDNJ