domingo, janeiro 27, 2008

Dia Mundial dos Leprosos

Acabo de ver a página da Visão, e fiquei a saber que a última lepraria da Europa se situa em Espanha, perto de Alicante. Gerida pela Fundação Fontilles à semelhança de uma ONG, a leprosaria foi erguida entre as montanhas do vale de Laguar, junto ao rio Girona e integra um complexo de 35 edifícios. Em dias claros avista-se o mar Mediterrâneo e a cidade de Dénia, o ponto peninsular mais próximo das ilhas Baleares. Um pequeno paraíso de 70 hectares rodeado por uma muralha de três quilómetros e meio, construída em 1923 por exigência das povoações circundantes. Podem ver mais aqui.

Eu pensava que a lepra já era uma doença extinta, mas numa conversa que tive há uns tempos com um médico fiquei a saber que se diagnosticam umas dezenas de novos casos por ano. A imagem é do Hospital Rovisco Pais, na Tocha, que funcionou como lepraria durante muito tempo e penso que terá sido a última lepraria a funcionar por cá. Devido à profissão da minha mãe visitei várias vezes este hospital na minha infância e tem vários edifícios, espalhados por muitos hectares de terreno. Lembro-me que era muito bonito, muito amplo e bem estruturado. Penso que grande parte das antigas enfermarias pertencem agora a uma colónia de férias do Inatel, e como pude ver na actual página da net, possuem uma unidade de recuperação de politraumatizados e usam uns veículos desenvolvidos pela maravilhosa FCTUC que dispensam de condutor, para transportar doentes de umas enfermarias para as outras...

1 comentário:

Manel disse...

Desejo aqui escrever à memória do Doutor Manuel Silva, que foinatural e residente da Tocha, e ao trabalho científico que realizou na irradicação da doença de Hansen.