domingo, agosto 10, 2008

Estatutos do BE


Artigo 1
Definição e objectivos

1 – O Bloco de Esquerda é um movimento político de cidadãs e cidadãos que assume a forma legal de partido político.

2 – O Bloco de Esquerda, adiante também referido como Movimento, inspira-se nas contribuições convergentes de cidadãos, forças e movimentos que ao longo dos anos se comprometeram e comprometem com a defesa intransigente da liberdade e com a busca de alternativas ao capitalismo. Pronuncia-se por um mundo ecologicamente sustentável. Combate as formas de exclusão baseadas em discriminações de carácter étnico, de género, de orientação sexual, de idade, de religião, de opinião ou de condição.

3 – O Bloco de Esquerda defende e promove uma cultura cívica de participação e de acção política democrática como garantia de transformação social, e a perspectiva do socialismo como expressão da luta emancipatória da Humanidade contra a exploração e opressão.


Comentário:
Onde se viola a liberdade no mundo da construção? As construtoras defendem o capitalismo? Será que o BE não conhece os actuais regulamentos ambientais, de gestão de resíduos e de aproveitamento energético, obrigatórios em qualquer obra de edificação? No mundo da construção não há exclusão nem descriminação. Há regulamentos que não o permitem. Mas há especulação, há muito dinheiro envolvido, e dinheiro que circula nas mãos de muita gente. Este graffiti que fotografei hoje à tarde perto da praia do cabedelo em Gaia, deveria dizer "Não à especulação". De qualquer das formas sendo o BE um partido que defende os interesses de várias minorias, esta pintura transmite uma mensagem feliz para uma minoria desesperada por férias que ultimamente vive, respira e até sonha com construção, eu.

5 comentários:

Brise disse...

eu não vou comentar.

Anónimo disse...

O BE e Fernando Rosas também reconhecem o direito aos ladrões brasileiros, de fugirem com o produto do roubo,incriminando a polícia por atirar a matar.

Para o BE e companhia, o direito de usar armas e de atirar, é para os ladrões...

Há gente que tem a mania que é de esquerda que, defende as minorias que, é do contra mas, na realidade vive no Sobral Cid...

Brise disse...

caro anónimo,

não me lembro de alguma vez o be reconhecer aos ladrões o direito de fugir com o produto do roubo. muito antes pelo contrário. veja-se, por exemplo, o caso da galp. tanto o be como o pc têm feito alguns esforços para evitar que os grandes accionistas da galp fujam com o produto do roubo.

também não me lembro do be e companhia defenderem o direito de utilização de armas. acho que até é o contrário, mas posso ser eu que esteja enganado. nos países de direita, como é o caso do eua, é que é defendido o direito de porte de arma, por quem quer que seja.

quanto a ter a mania que sou de esquerda, posso garantir que não é só mania e que não vivo no sobral cid. até porque não sou alcoólico, e portanto não faria sentido estar internado num centro de alcoologia (ao contrário de alguns dirigentes regionais que parece que ultimamente têm carregado nos copos :)

e não defendo as minorias, apenas acho que apesar de sermos todos diferentes devemos ter todos os mesmos direitos e deveres (atenção que isto é muito diferente de dizer que devemos ser todos iguais. um dos meus lemas continua a ser "todos diferente, todos diferentes". isso de sermos todos iguais faz-me comichão).

Brise disse...

ah, desculpa lá toni este último comentário não ter nada a ver com o teu post, mas há coisas que acho não devem ficar sem resposta.

Toni disse...

Deixa lá que depois do que disseste no primeiro comentário só te fica bem responderes aos anónimos que sempre vão alimentando esta cena.

Eu não tive tempo e disseste tudo